FEMINISMO E CELEBRIDADES NO SISTEMA CAPITALISTA

Authors

  • Isaac Matheus Santos Batista Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Alice Vasconcelos Rocha Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Priscila Samanta Santos Silva Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

Consumo, cultura de masas, celebridades, feminismo.

Abstract

Resumo : Este artigo apresenta uma discussão acerca da relação entre o feminismo e a cultura de massas, mostrando as conexões entre o feminismo e as celebridades dentro de um sistema capitalista. Através de uma pesquisa de cunho bibliográfico, entendemos que o feminismo é usado pela Indústria Cultural como um recurso simbólico que auxilia a posicionar mercadologicamente, dentro de um mapa de significados, as celebridades que com ele se associam, de modo que seja possível satisfazer as necessidades de significados dos consumidores e, assim, gerar lucro para a indústria musical e para as celebridades que agenciam o feminismo através de suas personas.

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Author Biographies

Isaac Matheus Santos Batista, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Design pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrando no Programa de Pós-Graduação Em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Design de Moda - PhD in Fashion Design - University for the Creative Arts / University of Kent (2007); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1999); Especialista em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); Estilista de Moda em Confecção Industrial pelo Senai CETIQT-RJ (1992) e Arquiteta pela Universidade Federal de Pernambuco (1989).

Priscila Samanta Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Design pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Published

2018-02-01

How to Cite

Batista, I. M. S., Rocha, M. A. V., & Silva, P. S. S. (2018). FEMINISMO E CELEBRIDADES NO SISTEMA CAPITALISTA. Cadernos De Estudos Sociais, 32(1), 47–62. Retrieved from https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1678

Issue

Section

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)