Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa

Authors

  • Tarcísio Augusto Alves da Silva

Abstract

RESUMO O interesse pela educação ambiental ganha relevo quando a sociedade se percebe em uma encruzilhada à medida que se ampliam os problemas socioambientais de nossa época, fazendo-se necessário então, acompanhar a prática educativa que se desenvolve pautada em um discurso pretensamente socioambiental. O ambiente da escola é, por certo, um espaço privilegiado onde essa prática tem garantido sua ação e manifestado as inúmeras abordagens que se faz da educação ambiental. Desse modo, nosso objetivo aqui, foi realizar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa realizada no Alto Sertão alagoano evidenciando a prática educativa em educação ambiental escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Prática educativa. ABSTRACT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF NORTHEASTERN: NOTATION OF RESEARCH AND NOTES ON EDUCATIONAL PRACTICE The interest in environmental education becomes important when society perceives itself at a crossroads, as the socio-environmental problems of our time increase. Then it is necessary accompany the educational practice that develops according to a supposedly socio-environmental speech. The scholar environment is, of course, a privileged space where this practice has ensured its action and has itself manifested the numerous approaches that is made of environmental education. Thus, our goal here is to conduct a discussion about the results of a research realized at the Alto Sertão of Alagoas where it was evidenced the educational practice in scholar environmental education. KEYWORDS: Education. Environment. Educational practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-03-13

How to Cite

Silva, T. A. A. da. (2013). Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa. Cadernos De Estudos Sociais, 27(1). Retrieved from https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482

Issue

Section

Artigos - número 2