As bibliotecas escolares e públicas dos municípios mais industrializados de Pernambuco: uma visão comparativa
Abstract
Esse trabalho é o resultado de um estudo comparativo realizado sobre as bibliotecas escolares e públicas dos municípios de perfil mais industrializado de Pernambuco excluindo-se a Capital. Comparam-se resultados da pesquisa do Ministério da Cultura de 1988 e da pesquisa direta de 1995 com os parâmetros bibliotecários internacionais da Unesco e da Fiab (Federación International de Asociaciones de Bibliotecarios). Incluem-se, também, considerações breves sobre a pesquisa realizada pelo Inep- Saeb-l997, a que se teve acesso na fase de conclusão deste artigo. Considera-se que a situação das bibliotecas merece atenção face às deficiências constatadas no tamanho, assentos para leitores, coleções e no quadro de pessoal. Logo, a ação beneficiadora devera englobar o acervo, o espaço e o gerenciamento das bibliotecas. Comparative study was made of the school and public libraries from the 13 most industrialized municipalities of the State of Pernambuco-Brazil (excluding the capital). The results of the Ministry of Culture 1988 survey and a 1995 direct survey were compared with the international parameters for libraries published by Unesco and Flab (Federación Internacional de Asociationes de Bibliotecarios). There are also some comments on the results of the Inep - Saeb- 1997 survey. The conditions of the libraries found in the area of analysis require serious attention because of deficiencies found in these surveys with respect to space, number of seats, quality and number of volumes and qualified personnel. The actions to be taken in this sector should focus especially on the quality and quantity of the collections and management.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-08
How to Cite
Maciel Filho, A. R., & Aquino, M. C. de. (2011). As bibliotecas escolares e públicas dos municípios mais industrializados de Pernambuco: uma visão comparativa. Cadernos De Estudos Sociais, 17(2). Retrieved from https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1284
Issue
Section
Artigos - número 2
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.