Educação sexual em Pernambuco: a pré-história do conhecimento
Abstract
O objetivo deste artigo é investigar o nível de conhecimento dos alunos de 2º grau, pertencentes às escolas públicas do Recife, no que diz respeito à educação sexual. Para tanto, foram escolhidas as seguintes variáveis: menstruação, ejaculação, concepção, doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticonceptivos. Entre outros aspectos verificou-se que, em se tratando de prática educativa escolar, a forma de ensino-aprendizagem, bem como o conteúdo transmitido e/ou assimilado mostraram-se inadequados. Dessa forma, não se pode ser otimista em relação à contribuição que essa nova geração poderá fornecer no sentido de atuar visando ao controle das doenças sexualmente transmissíveis, de adoção de planejamento familiar, ou mesmo de contribuir positivamente para a sociedade no campo da saúde pública e do bem-estar coletivo. The purpose of this article is to investigate the level of knowledge of high school students, who attend public schools in Recife, concerning the subject of sexual education. In this way, the following variables were chosen: menstruation, ejaculation, conception, sexually transmitted diseases and contraceptive methods. Among other aspects, the study reveals that in terms of schooling educative practice, the teaching/learning form as well as the transmitted and/or assimilated contents proved to be inadequate. In this sense, it is not possible to be optimistic about the new generation's behavior regarding the control of sexually transmitted diseases, family planning adoption, or even about a positive contribution to society in the field of public health and collective welfare.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-01
How to Cite
Vainsencher, S. A. (2011). Educação sexual em Pernambuco: a pré-história do conhecimento. Cadernos De Estudos Sociais, 8(1). Retrieved from https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1114
Issue
Section
Artigos - número 2
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.