Virgindade e Matrimônio: a opinião dos professores

Authors

  • Semira Adler Vainsencher

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar os posicionamentos dos professores de escolas públicas (1º Grau), da cidade do Recife, que se encarregam da transmissão de informações relacionadas ao sexo, em sala de aula, quanto a preferência pela virgindade da filha e do filho, antes do matrimônio. Entre outros aspectos, tentou-se verificar se as variáveis, estado civil, disciplina lecionada e grau de assiduidade ao culto religioso influíam, de alguma forma, nas posturas do professores, no que diz respeito ao tema da virgindade da mulher e do homem. O estudo constata que a maioria dos docentes pesquisados ainda assume posições extremamente preconceituosas, tradicional, com relação à sexualidade feminina. The purpose of this article Is to analyze the attitudes of the primary teachers in the state schools in Recife responsible for conveying in the classroom Information relating to sex with regard to their preference for the virginity of their male and female children before marriage. Among other aspects of the question, an attempt was made to discover whether the teachers, positions regarding male and female virginity was in any way influenced by variables such as marital status, subject taught and degree of assiduity In religious observance. The study reveals that the majority of the teachers questioned still have traditional, extremely prejudiced views on female sexuality.

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Published

2011-05-25

How to Cite

Vainsencher, S. A. (2011). Virgindade e Matrimônio: a opinião dos professores. Cadernos De Estudos Sociais, 3(2). Retrieved from https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1031

Issue

Section

Artigos - número 2