Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul

Autores

  • Josiel da Rosa Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cleoni Maria Barbosa Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riogrande

Palavras-chave:

Primeira Geração, Curso de Pedagogia, Democratização do Ensino Superior, Trabalho Docente

Resumo

 

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa.  Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho.

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Biografia do Autor

Josiel da Rosa Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre  em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pedagogo e Especialista em Educação para a Sustentabilidade  pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Cleoni Maria Barbosa Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riogrande

Possui graduação em Pedagogia pela UCPel (1973) e doutorado em Educação pela UFRGS (1999). Atualmente é professora convidada do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - ISUL Campus Pelotas. Professora associada em pesquisas interinstitucionais, atualmente coordena o grupo interinstitucional da pesquisa. CNPq Formação de Professores, licenciaturas e práticas pedagógicas; - Desafios políticos, epistemológicos e culturais na Formação Inicial e Continuada de Professores para a relação Universidade e Escola Básica PUCRS/UFPEL//UFSM/UFMT.

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Publicado

06/19/2020

Como Citar

Moura, J. da R., & Fernandes, C. M. B. (2020). Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul. Cadernos De Estudos Sociais, 35(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)