O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SOB O OLHAR DO ESTUDANTE BRASILEIRO

Autores

  • Cleide de Fátima Galiza de Oliveira "Fundação Joaquim Nabuco"
  • Ana Lúcia Hazin Alencar Fundação Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Sociedade, educação e aprendizagem

Resumo

O Programa Mais Educação, instituído pelo Governo Federal, em 2007, com o objetivo de ampliar a jornada escolar e realizar atividades culturais, esportivas, letramento, matemática e outras, nos contraturnos, é apresentado, nesse artigo, sob a ótica de estudantes brasileiros em survey realizado entre 2014 e 2015. A necessidade de se ter uma escola em tempo integral, em dois turnos, revelou as deficiências materiais, humanas e administrativas das instituições públicas de ensino fundamental. Ao sugerir atividades diversificadas para os dois turnos escolares, o Programa Mais Educação defrontou-se com limitações de espaços para futebol, judô, dança, música e outras linguagens gerando conflito interno entre salas para aulas regulares e o “Mais Educação”, forma usual na fala dos estudantes. Mais tempo na escola requer mais infraestrutura das unidades escolares e melhores condições dos espaços para o desenvolvimento do Programa. Em que pese a precariedade na relação tempo-espaço-qualidade, os alunos realçaram benefícios quanto ao desempenho escolar, disciplina e sociabilidade.

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Biografia do Autor

Cleide de Fátima Galiza de Oliveira, "Fundação Joaquim Nabuco"

Sociologia da infância e da juventude

Ana Lúcia Hazin Alencar, Fundação Joaquim Nabuco

Sociologia a infância e da juventude

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

02/01/2018

Como Citar

Oliveira, C. de F. G. de, & Alencar, A. L. H. (2018). O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SOB O OLHAR DO ESTUDANTE BRASILEIRO. Cadernos De Estudos Sociais, 32(1), 17–46. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1676

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)