200 - Migração e emprego precário na atividade de confecções em dois contextos distintos: São Paulo (SP) e Toritama (PE)

Autores

  • Renato Duarte Fundação Joaquim Nabuco
  • Wilson Fusco Fundação Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Migração. Emprego. São Paulo. Toritama

Resumo

A capital de São Paulo, ao assumir o papel hegemônico em praticamente todos os ramos da indústria brasileira, na primeira metade do século XX, transformou-se no principal pólo da indústria têxtil e de confecções do Brasil. Muitos dos migrantes que se transferiram para a capital paulista encontraram ocupação nas indústrias e nas atividades terciárias que, subsidiariamente, iam surgindo e se expandindo. Da região Nordeste – como antes havia ocorrido, principalmente nos períodos de secas – milhares de pessoas se deslocaram para a região Sudeste, em especial para o Estado de São Paulo. Um dos Estados nordestinos que mais se tem notabilizado como emissor de migrantes é o Ceará. Por razões diversas, de resto comuns a outros Estados nordestinos, mas particularmente por ser aquele que, historicamente, mais tem sido castigado pelas secas episódicas1, o êxodo de cearenses para outras regiões do país é um fenômeno que se incorporou a uma das imagens associadas àquele Estado. Uma primeira observação dos dados do Censo de 2000 mostra que, naquele ano, o número de cearenses ocupados na atividade de confecção de roupas (6.025 pessoas) no município de São Paulo era bastante aproximado do número de trabalhadores (6.003 pessoas) do mesmo ramo industrial em Toritama. Desse modo, a comparação entre os migrantes cearenses ocupados na indústria paulista de confecções e os trabalhadores do mesmo setor em Toritama − independentemente do Estado de origem destes −, pareceu cientificamente interessante, a par da semelhança, acima referida, no que se refere ao número de trabalhadores empregados desse subsetor, nas duas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-03

Como Citar

Duarte, R., & Fusco, W. (2012). 200 - Migração e emprego precário na atividade de confecções em dois contextos distintos: São Paulo (SP) e Toritama (PE). Textos Para Discussão - TPD. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/TPD/article/view/947

Edição

Seção

Artigos