Representações sociais dos riscos de desastres em Petrópolis – Rio de Janeiro, segundo seus moradores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2679

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais do risco de desastre em Petrópolis (Rio de Janeiro), segundo moradores do bairro Alto da Serra, utilizando a teoria das representações sociais de Serge Moscovici e, em especial, a teoria do núcleo central de Jean-Claude Abric. O instrumento de pesquisa foi um questionário com teste de associação livre de palavras para o termo indutor “risco de desastres em Petrópolis”, perguntas exploratórias sobre o tema e caracterização do grupo pesquisado. A pesquisa foi realizada com 100 moradores do bairro do Alto da Serra, em Petrópolis, (o bairro mais afetado pelos desastres de 2022, com 93 vítimas fatais). A análise de dados realizada foi a prototípica para identificação da estrutura e dos conteúdos presentes no provável núcleo central e no sistema periférico da representação social, utilizando o software Iramuteq. As demais questões passaram por análise descritiva. Na análise prototípica para o termo indutor “risco de desastres em Petrópolis”, as cognições que emergiram no provável núcleo central dessa representação foram “medo”, “desespero”, “enchente” e “desabamento”. Concluímos que as representações sociais têm o provável núcleo central formados por emoções e sentimentos negativos, demonstrando um conhecimento afetivo em relação ao risco de desastres, que parece indicar dificuldade de lidar com eles, sendo os mais comuns, em Petrópolis, as enchentes e os desabamentos. Parece-nos que faltam ação e protagonismo por parte dos participantes para lidar com a questão, restando-lhes apenas sentir e reconhecer as fontes de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Cavallari, Universidade Católica de Petrópolis

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis. 

Julio Cesar Cruz Collares-da-Rocha, Universidade Católica de Petrópolis

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estágio pós-doutoral em Psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. 

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Cavallari, C., & Collares-da-Rocha, J. C. C. (2025). Representações sociais dos riscos de desastres em Petrópolis – Rio de Janeiro, segundo seus moradores. Ciência & Trópico, 49(2). https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2679

Edição

Seção

Desastres e Mudanças Climáticas na América Latina