Injustiça climática: capitalismo e a atual emergência ambiental

Autores

  • Daniel Antoine Abou Jaoude  Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ) https://orcid.org/0009-0004-1390-054X

DOI:

https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2678

Resumo

Este artigo busca oferecer um exame crítico da complexa interação entre a emergência ambiental atual, com destaque para as mudanças climáticas de origem antrópica, o sistema capitalista contemporâneo e a promoção de um meio ambiente saudável. A crise ambiental de âmbito global reflete uma contradição inerente ao sistema capitalista, evidenciada pela tensão entre a manutenção do crescimento econômico e a preservação da qualidade de vida no planeta. Nesse sentido, discutiremos como o desenvolvimento do capitalismo contemporâneo, à luz de diferentes autores alinhados à teoria crítica, evoluiu para nos legar um planeta à beira do colapso ambiental e civilizacional, conforme apontam estudos científicos recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Antoine Abou Jaoude,  Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ)

Doutorando em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador das Mudanças Climáticas e do Antropoceno, tendo atuado como revisor especialista no último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)  em 2023. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela UFRJ. Especialista em Ajuda Humanitária Internacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Advogado Mediador de Conflitos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

 

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Antoine Abou Jaoude, D. (2025). Injustiça climática: capitalismo e a atual emergência ambiental. Ciência & Trópico, 49(2). https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2678

Edição

Seção

Desastres e Mudanças Climáticas na América Latina