Contribuições do Museu da Natureza, Piauí, Brasil, para a formação de educadores do campo
DOI:
https://doi.org/10.33148/CETROPv48n2(2024)2236Resumo
Os museus de ciências podem contribuir de forma singular para a formação inicial e continuada de professores. Neste trabalho, destaca-se o Museu da Natureza, inaugurado em 2018 pela Fundação do Museu do Homem Americano e localizado ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara, no município piauiense Coronel José Dias. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições do Museu da Natureza na formação de educadores do campo. Ocorreu no âmbito do tempo comunidade da disciplina Geociências do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal do Piauí. Na metodologia, foi realizada a Análise Temática dos relatórios de visita de 29 licenciandos. Os resultados mostraram que a visita ao referido museu contribuiu para proporcionar a aprendizagem prática, sinestésica e estimulante, com potencialidades para a sala de aula; com vistas a promover a educação contextualizada e para estimular o pensamento crítico, com destaque para a educação ambiental.
Palavras-chave: educação museal. Educação no campo. Ensino de Ciências.
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Copyright (c) 2024 Alexandre Leite dos Santos Silva, Flávia Machado dos Reis, Suzana Gomes Lopes, Tamaris Gimenez Pinheiro
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