Monteiro Lobato: uma teoria do estilo

Autores

  • Cassiano Nunes

Resumo

RESUMO Artigo publicado na Revista Estudos Universitários, 1969. Cassiano Nunes analisa a predestinação de Lobato pela literatura, apesar dos seus interesses materiais o conduzirem para a vida ativa. Estabelece paralelos entre a temática romântica do George Sand e Monteiro Lobato onde o talento, a vontade e o gênio são fenômenos naturais. Sua criação literária é como uma gestação com todas as suas implicações orgânicas, de profundas raízes individualistas “o estilo é o próprio homem”. “A obra literária que não é pura resultante do organismo, pode ser tudo menos obra artística. As verdadeiras regras estão no sangue, nos nervos, na estrutura do indivíduo, na cerebração”, destaca Cassiano em Lobato. Como modelo do seu conceito orgânico da literatura, Lobato cita Camilo, cujo estilo flui sem artificialismos. Inspirou-se também em Nietzsche, Ibsen, Kierkegaard, e em Miguel do Una-muno (feroz individualista). Outro aspecto analisado pelo articulista é a inovação da linguagem feita por Lobato, abrasileirando-a libertando-a de francesismos. O português, nosso, libertado de Portugal – “será uma filha que cresce ao lado da mãe que envelhece”. A divergência de Lobato quanto à Semana de Arte Moderna, em defesa da arte brasileira que ele pretendia genuinamente brasileira, em estilo brasileiro, foi a razão do seu antagonismo com Anita Malfatti, de tendências artísticas ao expressionismo alemão. Cassiano Nunes, considerado a maior crítico brasileiro de Monteiro Lobato, diz que este inaugurou no Brasil uma nova linguagem literária, figurativa, representada na vasta. literatura infantil que lhe deu projeção nacional. ABSTRACT Monteiro Lobato: a Theory of Style. v. 9, n. 2, p.321-341, jul./dez. 1981. Article published in Revista Estudos Universitários, 1969. Cassiano Nunes analyses Lobato’s predestination by literature, notwithstanding his material interests, lead him to active life. He established parallels between George Sand’s set of themes and Monteiro La¬bato whose talent, will and geniality are a natural phenomena. His literary creation is like a gestation with all its organic entanglements, of deep individualist roots “style is the man himself”. “The literary work which is not a pure result of the body, can be everything but artistical work”. Cassiano says about Lobato: “The true rules are in the blood, in the nerves, in the individual’s structure, in the cerebration”. Lobato mentions Camilo as a model to his organic concept of literature, and says that his style flows without artifices. He was inspired in Nietzsche, Ibsen, Kierkegaard and Miguel Unamuno (a ferocious individualist). The inovation of language made by Lobato making it a Brazilian one getting it rid of French influences, was another aspect analyzed by the columnist. The Portuguese language, which came from Portugal – “It will be a daughter who grows up on the side of her mother who becomes old”. Lobato’s divergence about the “Semana de Arte Moderna” (Week of Modern Art) which he intends to be genuinely a Brazilian one, in a Brazilian style, was the reason of Lobato’s opposition to Anita Malfatti, who had artistical tendences to the German expressionism. Cassiano Nunes being considered the greatest Brazilian critic says that Lobato began in Brazil a figurative, a literary and a new language represented in the huge childish literature, which gave him a national projection. RÉSUMÉ Monteiro Lobato, une théorie du style. v. 9, n. 2, p.321-341, jul./dez. 1981. Article publié dans la Revue Études Universitaires en 1969. Cassiano Nunes analyse la prédestination de Lobato pour la littérature malgré ses intérets matériaux qui l’ont conduit à une vie active. Il établit des parallèles entre la thématique romantique de George Sand et Monteiro Lobato dont le talent, la volonté et le génie sont des phénomènes naturels. Sa creátion littéraire est comme une gestation avec tous ses complications organiques, et de profondes racines individualistes. “Le style est l’homme”. “L’oeuvre littéraire n’étant pas résultat de l’organisme peut être tout, sauf une oeuvre artistique. Les véritables règles se trouvent dans le sang, dans les nerfs dans la structure de l’individu, dans sa capa¬cité intellectuelle, dit Cassiano sur Lobato. Comme modèle do son concept organique de littérature, Lobato cite Camilo, dont le style coule sans artifices. ll s’est inspiré aussi de Nietzsche, Ibsen, Kierkegaard et Miguel do Unarnuno (individualiste féroce). Un autre aspect analysé par le chroniqueur est l’innovation du langage faite par Lobato, le rendant brésilien et en le délivrant des gallicismes. Le portugais, le nôtre, venu de Portugal “sera une fille qui se développe tandis que sa mère vieillit”. La divergeance de Lobato sur la Semaine d’Art Moderne, en défense de l’art brésilien qu’il prétendait purement brésilien, en style brésilien, a été la cause de son antagonisme avec Anita Malfotti de tendance artistique allant vers l’expressionnisme allemand. Cassiano Nunes consideré le plus grand critique brésilien do Montoiro Lobato dit qu’il a crée un nouveau langage littéraire au Brésil, figuratif, représenté dans la vaste littérature enfantine qui lui a accordé une vaste projection nationale.

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Como Citar

Nunes, C. (2011). Monteiro Lobato: uma teoria do estilo. Ciência & Trópico, 9(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/284

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ARTIGOS