Segurança e vulnerabilidade hídrica: evoluções conceituais à luz da Gestão Integrada e Sustentável

Autores

  • Micaella Raíssa Falcão de Moura Doutora em Recursos Hídricos no Programa de Pós-graduação em Eng. Civil e Ambiental do Centro de Tecnologias e Geociências UFPE- (PPGEC-CTG-UFPE). Docente do Centro Universitário Estácio do Recife. https://orcid.org/0000-0002-8710-3429
  • Francine Modesto dos Santos Mestre e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como bolsista do INCT Mudanças Climáticas - Fase II (2018-2020). https://orcid.org/0000-0002-5249-1230
  • Carlos de Oliveira Galvão Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande, onde é docente desde 1993, é Engenheiro Civil (1984) e Mestre (1990) em Engenharia Civil/Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com período sanduíche na Universidade de East Anglia, Reino Unido. https://orcid.org/0000-0002-0800-7085
  • Suzana Maria Gico Lima Montenegro Professora Titular, membro permanente do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UFPE (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Mestrado e Doutorado). Também é membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Orienta alunos de IC, Mestrado, Doutorado e supervisiona bolsistas de Pós- Doutorado. https://orcid.org/0000-0002-2520-5761
  • Simone Rosa da Silva Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, docente permanente do Mestrado em Engenharia Civil e docente colaboradora do Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-OS). https://orcid.org/0000-0001-7138-7546

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov44n1(2020)art6

Resumo

O gerenciamento integrado da água, com premissas baseadas na Sócio-hidrologia, direciona os sistemas socioecológicos à sustentabilidade. O presente artigo apresenta um Mapa Conceitual para compreensão de evoluções conceituais relativas à segurança e à vulnerabilidade hídrica na perspectiva da Sustentabilidade Global. Para isso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura para o desenvolvimento de uma estrutura teórica que relaciona conceitos-chaves fundamentais para a análise e discussão interdisciplinar do gerenciamento sustentável da água. Observa-se que existem evoluções conceituais no campo dos recursos hídricos que passaram a contemplar abordagens interdisciplinares que, por muito tempo, foram negligenciadas. O Mapa Conceitual mostra ainda que há múltiplos focos na definição e no estudo da Segurança Hídrica, de modo que esta pesquisa manteve o foco na Vulnerabilidade e na Sustentabilidade, entendendo que estes são elementos relevantes para consolidar a prática da Gestão Integrada de Recursos Hídricos em prol da garantia da Segurança Hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micaella Raíssa Falcão de Moura, Doutora em Recursos Hídricos no Programa de Pós-graduação em Eng. Civil e Ambiental do Centro de Tecnologias e Geociências UFPE- (PPGEC-CTG-UFPE). Docente do Centro Universitário Estácio do Recife.

Doutora em Recursos Hídricos no Programa de Pós-graduação em Eng. Civil e Ambiental do Centro de Tecnologias e Geociências UFPE- (PPGEC-CTG-UFPE). Docente do Centro Universitário Estácio do Recife.

Francine Modesto dos Santos, Mestre e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como bolsista do INCT Mudanças Climáticas - Fase II (2018-2020).

Mestre e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como bolsista do INCT Mudanças Climáticas - Fase II (2018-2020).

Carlos de Oliveira Galvão, Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande, onde é docente desde 1993, é Engenheiro Civil (1984) e Mestre (1990) em Engenharia Civil/Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com período sanduíche na Universidade de East Anglia, Reino Unido.

Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande, onde é docente desde 1993, é Engenheiro Civil (1984) e Mestre (1990) em Engenharia Civil/Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com período sanduíche na Universidade de East Anglia, Reino Unido.

Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Professora Titular, membro permanente do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UFPE (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Mestrado e Doutorado). Também é membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Orienta alunos de IC, Mestrado, Doutorado e supervisiona bolsistas de Pós- Doutorado.

Professora Titular, membro permanente do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UFPE (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Mestrado e Doutorado). Também é membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Orienta alunos de IC, Mestrado, Doutorado e supervisiona bolsistas de Pós- Doutorado.

Simone Rosa da Silva, Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, docente permanente do Mestrado em Engenharia Civil e docente colaboradora do Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-OS).

Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, docente permanente do Mestrado em Engenharia Civil e docente colaboradora do Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-OS).

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

de Moura, M. R. F., dos Santos, F. M., Galvão, C. de O., Montenegro, S. M. G. L., & da Silva, S. R. (2020). Segurança e vulnerabilidade hídrica: evoluções conceituais à luz da Gestão Integrada e Sustentável. Ciência & Trópico, 44(1). https://doi.org/10.33148/cetropicov44n1(2020)art6

Edição

Seção

ARTIGOS