Psicoanálisis y educación: la transferencia en la educación infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov44n2(2020)art9

Resumen

O presente artigo objetiva analisar o conceito de Transferência na educação infantil e na prática docente, sendo que, foi utilizada revisão bibliográfica como suporte teórico. A partir desta análise, propomos uma reflexão acerca da formação dos profissionais da educação no quadro da educação brasileira, pensando-se sobre as garantias constitucionais e as leis que regulamentam e que determinam a obrigatoriedade de oferta deste nível de ensino pelos agentes públicos. Com base na literatura pesquisada, propõe-se considerar a psicanálise como o alicerce que dará sustentação sobre a compreensão do funcionamento psíquico, psicossexual do sujeito, as relações objetivas e subjetivas entre aluno e professor resultando uma melhora na prática docente e a ressignificação da aprendizagem. É dentro desse viés teórico que se apresenta os conceitos psicanalíticos para a compreensão do desenvolvimento da criança e da prática docente, apresenta-se também a análise do conceito de transferência como mecanismo que favorece o desejo de ensinar e aprender na educação infantil. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

MARCOS ROGÉRIO DOS SANTOS SOUZA, Faculdade São Francisco de Assis

Educação e Psicologia

Carla de Oliveira, Faculdade São Francisco de Assis

Pós-doutora e Mestra em Ciências Médicas

Publicado

2020-12-28

Cómo citar

SOUZA, M. R. D. S., & de Oliveira, C. (2020). Psicoanálisis y educación: la transferencia en la educación infantil. Ciência & Trópico, 44(2). https://doi.org/10.33148/cetropicov44n2(2020)art9

Número

Sección

ARTIGOS