VULNERABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Análise socioeconômica dos municípios de Pernambuco nos anos 2000

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33148/CeTropico-v.43n.1(2019)_1827

Resumen

A primeira década dos anos 2000 foi marcada por inúmeros avanços sociais no Brasil. Contudo, observa-se que as desigualdades regionais continuaram pertinentes, tanto no país, quanto nas unidades federativas, sendo que as regiões Norte e Nordeste foram as mais beneficiadas por esses avanços. Este trabalho teve como objetivo calcular um Índice de Ausência de Vulnerabilidade Social, sob duas perspectivas diferentes: desenvolvimento humano e vulnerabilidade dos indivíduos para o estado de Pernambuco. A análise dos resultados permite constatar avanços obtidos e como esses avanços são ilustrados nos resultados de cada perspectiva, além de permitir a visualização das mudanças socioeconômicos em termos regionais a partir de mapas temáticos que indicam os resultados dos municípios. Por fim, esse Índice constitui uma forma de priorizar e definir critérios na elaboração de políticas públicas para o estado de Pernambuco.

PALAVRAS-CHAVE: Vulnerabilidade Social. Desenvolvimento Humano. Índice Multidimensional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Clara Ramos Simões, Universidade Federal de Minas Gerais.

bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Tomás de Faria Balbino, Mestrado de Desenvolvimento, Planejamento e Território, Universidade Federal de São João Del-Rei.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estudante de mestrado no programa de Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT-UFSJ). Atuação nas áreas de Economia Regional, Economia Social e Econometria. Associado à Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER), membro do grupo de estudos do CNPq "PEDES - Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social" (CEDEPLAR-UFMG), e integrante do projeto de extensão "Um olhar sobre o bem-estar das classes vulneráveis de Belo Horizonte"(FACE-UFMG). Vencedor do prêmio "Conhecendo a Vulnerabilidade Social de Pernambuco", organizado pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Publicado

2019-05-22

Cómo citar

Simões, A. C. R., & Balbino, T. de F. (2019). VULNERABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Análise socioeconômica dos municípios de Pernambuco nos anos 2000. Ciência & Trópico, 43(1). https://doi.org/10.33148/CeTropico-v.43n.1(2019)_1827

Número

Sección

ARTIGOS