O idearium filosófico da hispanotropicologia de Gilberto Freyre: uma antecipação da antropologia ibero-americana

Autores/as

  • Pablo González Universidade de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.33148/Cetropicov43n2(2019)art.2

Resumen

Entre as várias antecipações científicas pesquisadas e formuladas por Gilberto Freyre está a “antropologia de ibero-américa”, um espaço hoje consolidado em congressos internacionais de antropologia e no mestrado universitário da Universidade de Salamanca, onde o passado 20 de fevereiro foi homenageado o mestre de Apipucos, pelo quinquagésimo aniversário da visita institucional à universidade e a cidade, convidado como hóspede de honra pela prefeitura. A antropologia de ibero-américa estaria dentro do conceito teórico da hispanotropicologia, porém a hispanotropicologia tem mais elementos que transbordam a antropologia, constituindo um conjunto de ideias sistemáticas que podemos chamar de idearium filosófico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pablo González, Universidade de Salamanca

Pablo González Velasco. Graduado em Economia pela UAM. Mestrado em Comunicaçao por URJC. Doutorando em antropologia pela Universidade de Salamanca. Sou espanhol. Morei 4 anos no Brasil e trabalhei como professor de espanhol. Já estive pesquisando em Apipucos no ano passado. Moro em Madrid. Minha tese doutoral em andamento é sobre as relaçoes de Gilberto Freyre e a Espanha.

Att.

Publicado

2019-12-04

Cómo citar

González, P. (2019). O idearium filosófico da hispanotropicologia de Gilberto Freyre: uma antecipação da antropologia ibero-americana. Ciência & Trópico, 43(2). https://doi.org/10.33148/Cetropicov43n2(2019)art.2

Número

Sección

ARTIGOS