GRAFITAGEM REBELDE: traços de uma análise cartográfica no Recife Antigo

Autores

  • HERRISSON FABIO OLIVEIRA DUTRA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Sergio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carmen Palhares Universidades do Minho e de Aveiro Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.33148/CeTROPICO2526-9372.2018v42n2(1745)115-146p

Resumo

Esse artigo se propõe a discutir a produção visual de grafiteiros no Recife Antigo, bairro histórico da capital pernambucana, com o intuito de identificar como o grafite dialoga com questões de pertencimento territorial, legitimidade e identidade. Tem-se, como pano de fundo, a contenda do poder público entre a promoção do bem estar social e o atendimento dos interesses do capital no planejamento urbano das cidades. Para isso, foram apresentadas proposições sobre o direito à cidade contempladas por David Harvey, Henri Lefebvre, Jean Lojkine entre outros. Como método, a pesquisa se inspirou nas diretrizes do método cartográfico rizomático descrito pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Felix Guattari. De 47 grafites identificados, 11 foram selecionados e organizados em 4 mapas que contemplam a estética da grafitagem, o anticapitalismo, a insustentabilidade da exploração de recursos naturais e a exploração sexual de menores. Ao término, abre-se a possibilidade para novos e inesgotáveis entendimentos dos mapas apresentados, numa compreensão de que, a cada novo olhar, a arte da grafitagem evoca diferentes questões nas lutas de classe de base urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HERRISSON FABIO OLIVEIRA DUTRA, FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutor (2018) e mestre (2001) em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista (1999) em Gestão da Qualidade em Serviços e graduado (1997) em Administração pela Universidade de Pernambuco. Pesquisador em arte urbana, com ênfase em grafismos, como reflexo de problemas existentes nas metrópoles brasileiras. Trabalha em suas pesquisas com teóricos como Gilles Deleuze, Felix Guattari, Henri Lefebvre entre outros. Analista em Ciência & Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco, atuando com políticas públicas de educação e cultura na Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte. É professor em programas de pós-graduação nas áreas de políticas públicas, marketing e empreendedorismo. Realiza trabalhos de consultoria em gestão para instituições de ensino superior.

Sergio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa atuando principalmente com os seguintes temas: Estudos Urbanos; Política da Mobilidade; Tecnologia e Modernidade; Mobilidades e Cidadania; Política e Práticas Discursivas; Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso.

Ana Carmen Palhares, Universidades do Minho e de Aveiro Fundação Joaquim Nabuco

Atualmente desenvolve sua pesquisa de Doutorado em Estudos Culturais, junto às Universidades do Minho e de Aveiro em Portugal. É servidora do da Fundação Joaquim Nabuco, órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil, onde ocupa o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Sênior. Atua no campo da Cultura Contemporânea com ênfase em Arte-Educação. Coordenou projetos em Artes Visuais e Cinema Educação.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

OLIVEIRA DUTRA, H. F., Benício de Mello, S. C., & Palhares, A. C. (2018). GRAFITAGEM REBELDE: traços de uma análise cartográfica no Recife Antigo. Ciência & Trópico, 42(2). https://doi.org/10.33148/CeTROPICO2526-9372.2018v42n2(1745)115-146p

Edição

Seção

ARTIGOS