Grafitos, catarse do coletivo
Abstract
RESUMO A prática dos “grafitos” atravessou os séculos como fato universal. De valor essencialmente arqueológico, as inscrições constam de: frases, dísticos, sentenças desenhos, etc. Existe, na sociedade atual, a proliferação dos grafitos, os quais são vistos em locais de acesso público. É bastante conhecido o caso dos “poetas dos grafitos” no Rio de Janeiro, que por não terem acesso às editoras, usam os tapumes de construção de prédios em locais de grande trânsito de pedestres, para divulgar seus versos. Outras formas de grafitos específicos são encontrados em livros escolares, cédulas de dinheiro (pequenas quantias) e nos vidros e latarias empoeiradas dos automóveis. Há também os feitos com giz nas paredes, muros, calçadas e os da areia da praia. Os temas abordados são os mais diversos: políticos, religiosos, pornográficos, eróticos, jocosos, satíricos, etc. Os psicossociólogos consideram os grafitos como expressão dos grandes temas do inconsciente coletivo em estado bruto. Através dele, o autor pode lançar uma mensagem à sociedade, desafiá-la, comunicar-se anonimamente e liberar-se de suas obsessões. ABSTRACT Grafitos, Catharsis of the Crowd. v. 8, n. 2, p. 203-213, jul./dez. 1980. The practice of the “grafitos” went through the centuries as an universal fact. The inscriptions of value essentially archeological one, are made of sentences, couplets, drawings and so on. There is in the present society, the proliferation of the “grafitos” which are seen in places of public access. Poet’s case of the “grafitos” in Rio de Janeiro is very known. He doesn’t have access to the publishing houses. Therefore he uses the wooden fences of the buildings that are being built in places where the crowd passes, in order to become known his verses. Other forms of specific “grafitos”, are found in school books, money notes (in small quantities) glass containers, dusty cars, and there are also those which are written with chalk on the wails, side-walks, and those found on the beach sand. The themes which are considered are political, religious, porn, erotic, humoristic, satirical ones, and so on. The psychologists consider the “grafitos” as an expression of the great themes of the collective unconsciousness. The author through the “grafitos” can give a message to the society, challenge it, anonymously communicate himself and get rid of his own obsessions. * Grafitos’- popular inscriptions written by the people any place. RÉSUMÉ Graffitis, catharsis du collectif. v. 8, n. 2, p. 203-213, jul./dez. 1980 La pratique des “graffitis” a traversé les siécles comme un phénomène universel. Les inscriptions, de valeur essentiellement archéologique, consistent en: phrases, distiques, maximes, dessins, etc. Dans la societé actuelle, il existe une prolifération des graffitis, qui sont vus dans des locaux d’accès publique. Le cas des “poètes des graffitis”, est bien connu à Rio de Janei¬ro, qui n’ayant pas accès aux éditeurs se servent des palissades des édifices en construction, des espaces de grande circulation, pour divulguer leurs vers. On trouve d’autres formes de graffiti sur les livres scolaires, sur les billets de banque et sur les carreaux et dans la poussière des carrosseries des voitures. ll y en a encore des graffitis faits avec de la craie sur les murs, sur les trottoirs et sur le sable de la plage. Les thèmes sont divers: politiques, religieux, pornographiques, érotiques, amusants, satiriques, etc. Les psychosociologues considèrent les graffltis comme l’expression de grands thémes de l’inconscient collectif. Par moyen des graffitis l’auteur peut transmettre un message à la société, la défier, se communiquer de manière anonyme et se libérer de ses obsessions.Downloads
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How to Cite
Dall’Agnol, R. (2011). Grafitos, catarse do coletivo. Ciência & Trópico, 8(2). Retrieved from https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/243
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ARTIGOS