Innovation in the sector of perfumery, Personal Hygiene and cosmetics

Natura case study

Authors

  • Priscila Balloussier INPI
  • Pablo Regalado
  • Marcela Mariana Ribeiro
  • Matheus Teles
  • Sergio Medeiros Paulino de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPICOv47n1(2023)art7

Abstract

This study aims to highlight the Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics (PHPC) market in Brazil, which is among the top ten, as one of the largest consumers, as well as a major exporter of these products. Besides, Brazil is one of the countries that more launches new products annually. This study will also emphasize the matter of innovation in that sector, whose investments are essential for a company to stand out in this segment. To illustrate, will carry out a case study with a national company of great importance in the sector, showing how its investment in innovation is crucial to position itself in the market, with Natura being the chosen company. 

Keywords: Innovation. Sustainability. Personal Hygiene. Perfumery. Cosmetics. Natura.

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Author Biographies

Priscila Balloussier, INPI

DOUTORANDA em PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO pela Academia da Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); MESTRE em PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO pela Academia da Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) (2011); Pós-graduada em PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2005); Graduada em COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2002); Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2001). Servidora pública federal, ocupando o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na função de Coordenadora de Gestão do Conhecimento, Instrução Processual Judicial e Relacionamento com o Usuário (COGIR), coordenação pertencente à Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas (DIRMA) do instituto, além de gerir a Comissão de marcas de Alto Renome da DIRMA.

Pablo Regalado

Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (ISEG/UTL), Doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI) e Chefe da Divisão de Exame de Indicações Geográficas e Marcas (INPI).

Marcela Mariana Ribeiro

Farmacêutica, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFINIT) e Doutoranda em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI).

Matheus Teles

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) e Doutorando - Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ACAD) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Sergio Medeiros Paulino de Carvalho

Doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp), Especialista Sênior em PI e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovacao do Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI.

Published

2023-07-10

How to Cite

Balloussier, P., Regalado, P. ., Ribeiro, M. M., Teles, M., & Medeiros Paulino de Carvalho, S. (2023). Innovation in the sector of perfumery, Personal Hygiene and cosmetics: Natura case study. Ciência & Trópico, 47(1). https://doi.org/10.33148/CETROPICOv47n1(2023)art7