Memória e Utopia: desconstrução da escrita, da identidade colonial, no tempo da cibercultura
Resumo
RESUMO Aborda pontos em comum entre alguns pensadores da Cybercultura e os estudiosos da pós-colonialidade, observando como eles efetuam uma desterritorialização do conceito de escrita tal como desenvolvido no Ocidente. Discorre sobre a subjetividade e chega a um (in)certo utopismo, após rastrear um novo e nascente humanismo nas novas práticas interculturais, lingüísticas e literárias moduladas pelas novas tecnologias digitais. ABSTRACT Memory and Utopia: Deconstruction of Writing, of the Colonial Identity, in the Times of Cyberculture. v. 29, n. 2, p. 419-446, jul./dez. 2001. The article analyses some common ideas among some Cyberculture thinkers and the students of post-colonialism, calling attention to the ways they realize a kind of deny of the importance of the idea of territory in the concept of writing such it was developed in the Western world. It discusses also the concept of subjectivity and reachs a sort of utopian approach, after tracking a new and being born humanism in the new linguistic and literary practices, according to the new digital technologies. RÉSUMÉ Mémoire et utopie: déconstruction de l’écrit, de l’identité coloniale, au temps de la cyberculture. v. 29, n. 2, p. 419-446, jul./dez. 2001. L’auteur aborde des points communs chez quelques penseurs de la Cyberculture et chez quelques penseurs de la période post-coloniale, en observant comment ils opèrent une déterritorialité du concept écrit tel qu’il est développé en Occident. Il discourt sur la subjectivité et atteint à un (in) certain utopisme, après avoir entrevu un nouvel humanisme naissant, à travers de nouvelles pratiques inter-culturelles, linguistiques et littéraires, modulées par les nouvelles technologies digitales.Downloads
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Publicado
2011-07-06
Como Citar
Joachim, S. (2011). Memória e Utopia: desconstrução da escrita, da identidade colonial, no tempo da cibercultura. Ciência & Trópico, 29(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/821
Edição
Seção
ARTIGOS