Brazil: Tradition versus Modernity, a Socio-Cultural and Educational Problem (Brasil: tradição versus modernidade, um problema socio-cultural e educacional)

Autores

  • George Browne do Rêgo

Resumo

RESUMO Argumenta que, quando se analisa os problemas dos países em desenvolvimento, não somente as teorias predominantemente sociológicas e políticas devem ser levadas em consideração mas também os estudos históricos e culturais. Apresentando alguns dos pressupostos centrais do trabalho de Gilberto Freyre como um exemplo desse tipo de estudo, descreve as tradicionais barreiras sócio-culturais contra a modernização da sociedade e da educação no Brasil. Discute a política e os problemas da ditadura militar após 1964. Finalmente, compara as reflexões de Paulo Freire sobre a sociedade brasileira com as teorias de Gilberto Freyre. ABSTRACT Brazil: Tradition versus Modernity, a Socio-Cultural and Educational Problem. v. 27, n. 1, p. 87-131, jan./jun. 1999. Maintains that when analyzing the problems of developing countries, not only the predominant sociological and political theories, but also the historical and cultural studies must be taken into consideration. Presenting some of the central assumptions of Gilberto Freyre's work as a Brazilian example of this type of study, describes traditional socio-cultural barriers against modernization of society and education in Brazil. Discusses the politics and as well as the problems of the military dictatorship after 1964. Compares Paulo Freire's reflexions on the Brazilian Society to Gilberto Freyre's theories. RÉSUMÉ Brésil : tradition versus modernité, un problème socio-culturel et d’éducation. v. 27, n. 1, p. 87-131, jan./jun. 1999. L’auteur défend l’idée selon laquelle lorsqu’on analyse les problèmes des pays en développement on doit se pencher non seulement sur les théories sociologiques et politiques, mais il faut également étudier les questions historiques et culturelles. A cet égard, il présente quelques idées défendues par Gilberto Freyre dans ses oeuvres et décrit quelques obstacles socio-culturels contre la modernisation de la société et l’éducation au Brésil. Il discute sur la politique et les problèmes engendrés par la dictature militaire après 1964 et finit son article en prenant quelques idées de Paulo Freire et de Gilberto Freyre sur la société brésilienne.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-05

Como Citar

Rêgo, G. B. do. (2011). Brazil: Tradition versus Modernity, a Socio-Cultural and Educational Problem (Brasil: tradição versus modernidade, um problema socio-cultural e educacional). Ciência & Trópico, 27(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/699

Edição

Seção

ARTIGOS