“Através do Brasil”: um “romance de formação” da modernidade brasileira
Resumo
RESUMO Com base no conceito de Bildungsroman, que diz respeito ao processo de aprendizagem social do indivíduo, toma como principal objeto de análise o romance Através do Brasil, de autoria de Manoel Bonfim e Olavo Bilac, publicado em 1910, que, como livro paradidático do ensino fundamental, chegou a alcançar 64 edições. Estuda, ainda, a “brasiliana juvenil” dos dois autores, argumentando que essa produção literária foi de grande importância na representação e na reprodução dos valores sociais no Brasil do começo do século XX. ABSTRACT “Across Brasil”: A novel About the Making Up of Brazilian Modernity. v. 26, n. 1, p. 7-45, jan./jun. 1998. Based on the concept of Bildungsroman, wich concerns the social learning process of the individual, takes as its main analysis subject the novel Across Brazil (Através do Brasil), written by Manoel Bonfim and Olavo Bilac, issued in 1910, wich, as a support text-book in the elementary school, reached 64 editions. Studies also the same authors’ books about Brazil for young readers, arguing that it was very important to the representation and reproduction of social values in Brazil in the begining of XX century. RÉSUMÉ “A travers le Brésil”: un roman sur la formation de la modernité brésilienne. v. 26, n. 1, p. 7-45, jan./jun. 1998. Basé sur le concept de Bildungsroman, concernant le processus de l’apprentissage social de l’individu, l’auteur prend comme objet principal d’analyse le roman A travers le Brésil, de Manoel Bonfim et Olavo Bilac, publié en 1910, et qui a connu 64 éditions. L’auteur étudie la “brasiliana juvenil” des ces deux auteurs, montrant que cette production littéraire a joué un rôle important dans la représentation et dans la reproduction des valeurs sociales au Brésil du début du XXème siècle.Downloads
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Publicado
2011-07-04
Como Citar
Botelho, A. (2011). “Através do Brasil”: um “romance de formação” da modernidade brasileira. Ciência & Trópico, 26(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/668
Edição
Seção
ARTIGOS