Criatividade e metáforas em Ciências Sociais
Resumo
RESUMO Estuda a metáfora em relação à linguagem, chamando a atenção para metáforas famosas na história da Filosofia e do Pensamento Social. Considera que as metáforas, tanto na Filosofia quanto nas Ciências Sociais, possuem uma dimensão literária. Sugere que a proximidade com a literatura confere às Ciências Sociais a tendência à metáfora, principalmente hoje, com a intensificação da secularização da cultura. ABSTRACT Creativity and Metaphors in Social Sciences. v. 24, n.1, p. 125-138, jan./jun. 1996. Studies metaphor in relation to language, calling attention to some famous metaphors in the history of philosophy and social thought. Regards metaphors, both in philosophy and social sciences, as an expression of the literary dimension of those disciplines. Suggests that the closeness of social sciences in relation to literature is a source of the tendency of the latter to the appeal to metaphor, mainly at the present, as a consequence of the increasing of the secularization of culture. RÉSUMÉ Créativité et métaphores dans les Sciences Sociales. v. 24, n. 1, p. 125-138, jan./jun. 1996. Etude de la métaphore par rapport le langage, rapportant les métaphores fameuses dans l’histoire de la Philosophie et de la Pensée Sociale. Les métaphores tant en Philosophie que dans les sciences sociales se revêtent d’une dimension littéraire. L’auteur suggère que la proximité avec la littérature développe dans les sciences sociales la tendance à la métaphore surtout aujourd’hui où l’on assiste à une “déssacralisation”culturelle.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-04
Como Citar
Saldanha, N. (2011). Criatividade e metáforas em Ciências Sociais. Ciência & Trópico, 24(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/617
Edição
Seção
ARTIGOS