A questão social e política no Brasil

Autores

  • Rui Barbosa

Resumo

RESUMO Primeiros parágrafos da longa conferência lida no teatro lírico do Rio de Janeiro em 1919. O eminente escritor brasileiro descreve moral e fisicamente o tipo “Jeca Tatu” personagem criado por Monteiro Lobato fazendo analogias singulares deste personagem com a questão social e política do Brasil. Diz Rui Barbosa, “será que o gênio do artista, refletindo alguma coisa do seu meio, nos pincelou, consciente ou inconscientemente, a síntese da concepção que tem da nossa nacionalidade os homens que a exploram?”. “Se os manda-chuvas considerassem o Brasil realmente de uma raça de homens não o governariam por meio de farsanterias, como a com que acabam de arrostar a opinião nacional atirando a esta o ato do mais violento desprezo”? E mais adiante continua dizendo “O Brasil não é esse ajuntamento coletivo de criaturas taradas, não é essa nacionalidade fria deliqüescente cadaverizada”. Nada disso é o Brasil. O nosso país é este comício imenso de almas livres; o povo são as células ativas da vida nacional; o operário brasileiro se desenvolve no seu próprio sentimento no seu valor, no meio dos outros fatores sociais, nas suas necessidades na cultura desses valores. Redimiu com palavras de vibrante entusiasmo o caboclo brasileiro. ABSTRACT Social and Political Problem in Bra¬zil. v. 9, n. 2, n. 179-181, jul./dez. 1981. First paragraphs of a conference which was read at the lyrical theather of Rio de Janei¬ro in 1919. The notable Brazilian writer describes moral and physically “Jeca Tatu” the personage created by Monteiro Lobato, doing some singular analogies of this personage with the social and political problem of Brazil. Rui Barbosa says “will it be that the genius of the artist, reflecting something of his environment, gave us conscious or unconsciously the synthesis of the conception which the men who exploit our nationality have about it?”. “lf the magnates really considered Brazil as a race of men, they wouldn’t dare to govern it throughout demagogy the way they did, facing the public opinion, treating it with the most violent despisal?” Following he says: “Brazil isn’t this apathetic crowd”. This is not Brazil. Our country is this huge gathering of free souls; people are the active cells of national life; Brazilian worker developes himself in his own feeling, in his value, among other social factors, in his necessities and in the culture of these values. He redeemed the Brazilian “caboclo” (mestizo of Indian and white blood) with enthusiastic words. RÉSUMÉ La question sociale et politique au Brésil. v. 9, n. 2, n. 179-181, jul./dez. 1981. Premiers paragraphes d’une longue conférence qui a eté lue au théâtre lyrique de Rio de Janeiro. L’éminent écrivain brésilien décrit moral et physiquement le type “Jeca Tatu”, personnage créé par Monteiro Lobato en faisant des analogies singulières de ce personnage avec la question sociale et politique du Brésil. Rui Barbosa dit: “est-ce qu’il serait possible que le génie de l’artiste, présentant quelques aspects de son milieu, nous a donné conscient ou inconscientement, dans un coup de pinceau, la synthèse de la conception qui ont de notre nationalité les hommes qui l’explorent?” Si les tout-puissants considéraient le Brésil comme une race d’hommes ils ne le gouverneraient pas d`une façon démagogique comme ils viennent de le faire devant l’opinion nationale, considérant cet acte avec un violent mépris”. Et plus loin iI continue: “Le Brésil n’est pas cette aglomération colective des personnes tarées, il n’est pas non plus cette nationalité froide, deliquescente, cadavérique”. Rien de cela n’est le Brésil. Notre pays est ce comice immense d’âmes libres; le peuple est la célule active de la vie nationale; l’ouvrier brésilien grandit dans son propre sentiment, avec ses valeurs, au milieu d’autres facteurs sociaux, avec ses nécessités, cultivant ces valeurs. II a radimé avec des paroles d’enthousiasme vibrant, le cabocle brásilien.

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Como Citar

Barbosa, R. (2011). A questão social e política no Brasil. Ciência & Trópico, 9(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/266

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ARTIGOS