Contribuições do Museu da Natureza, Piauí, Brasil, para a formação de educadores do campo

Autores

  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí
  • Flávia Machado dos Reis Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Tamaris Gimenez Pinheiro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n2(2024)2236

Resumo

Os museus de ciências podem contribuir de forma singular para a formação inicial e continuada de professores. Neste trabalho, destaca-se o Museu da Natureza, inaugurado em 2018 pela Fundação do Museu do Homem Americano e localizado ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara, no município piauiense Coronel José Dias. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições do Museu da Natureza na formação de educadores do campo. Ocorreu no âmbito do tempo comunidade da disciplina Geociências do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal do Piauí. Na metodologia, foi realizada a Análise Temática dos relatórios de visita de 29 licenciandos. Os resultados mostraram que a visita ao referido museu contribuiu para proporcionar a aprendizagem prática, sinestésica e estimulante, com potencialidades para a sala de aula; com vistas a promover a educação contextualizada e para estimular o pensamento crítico, com destaque para a educação ambiental.

Palavras-chave: educação museal. Educação no campo. Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Foi Coordenador da LEdoC no biênio 2019-2021. Coordena o Curso de Especialização em Ensino de Física, da UFPI, no campus de Picos. Professor colaborador no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Pólo do Instituto Federal do Piauí (IFPI). É líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). Coordena atualmente o projeto de extensão "Física na Comunidade". Tem experiência na área de Formação de Professores com enfoque em Ensino de Ciências, Ensino de Física e Educação do Campo.

Flávia Machado dos Reis, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura plena e bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2010); mestrado (2015) e doutorado (2020) em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência no Ensino de Ciências e Biologia (Educação Básica) e realiza pesquisas na área da Educação não Formal e Formal.

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Ciências (NEsPEC), e líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: (i) Ecologia e Evolução de Parasitos da Herpetofauna, com ênfase em Parasitos de Répteis; (ii) Helmintologia Veterinária, com ênfase em resistência e análise de anti-helmínticos e produtos naturais para ovinocaprinocultura; e (iii) Educação do Campo, com ênfase no Ensino de Ciências.

Tamaris Gimenez Pinheiro, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Doutorado em Ciências Biológicas - Área Zoologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Rio Claro/SP (2013). Atua como professora efetiva do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, desenvolvendo pesquisas em ecologia e parasitologia de moluscos do semiárido, ensino de Ciências da Natureza e Zoologia, além de coordenar projetos de extensão voltados para o fortalecimento da agricultura familiar e melhoria do ensino de Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Leite dos Santos Silva, A., Machado dos Reis, F. ., Gomes Lopes, S., & Gimenez Pinheiro, T. (2024). Contribuições do Museu da Natureza, Piauí, Brasil, para a formação de educadores do campo. Ciência & Trópico, 48(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n2(2024)2236

Edição

Seção

ARTIGOS