Experiência docente no ensino remoto emergencial em cursos de graduação em saúde

Autores

  • Tamiris Carvalho Fraga Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz Francisco Farah Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-3345-0601
  • Cassiano Caon Amorim Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2229

Resumo

A pandemia pela Covid-19 impactou diversos setores da sociedade. Na educação, alterou o desenvolvimento do processo educativo com o isolamento social e a paralisação das aulas. Adotaram-se estratégias para evitar perdas no processo ensino-aprendizado. A implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) permitiu a continuidade das atividades virtualmente por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Assim, este artigo tem como objetivo analisar a experiência docente no ERE em cursos de graduação da área da saúde em universidades federais de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratório-descritiva, resultado de uma dissertação de mestrado. Os dados foram coletados entre maio de 2021 e abril 2022 por meio de formulário e entrevista semiestruturada gravada em áudio. Participaram do estudo 31 docentes. Esses dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq e dessa análise emergiram três categorias: a experiência docente na implementação do ERE; ensino-aprendizado no ERE e o uso das TICs e os desafios e as potencialidades na sua implementação. Evidenciou-se que essa implementação foi uma experiência desafiadora e trouxe limitações durante o seu desenvolvimento, comprometendo o ensino-aprendizado na saúde, mas contribuiu para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na tentativa de torná-lo dinâmico e globalizado.  

Palavras-chave: Docentes. Capacitação de recursos humanos em saúde. Pandemias. Saúde Coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris Carvalho Fraga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Enfermagem (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2018 e 2019). Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF (2023).

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Carvalho Fraga, T., Francisco Farah, B. ., & Caon Amorim, C. (2024). Experiência docente no ensino remoto emergencial em cursos de graduação em saúde. Ciência & Trópico, 48(1). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2229

Edição

Seção

ARTIGOS