Educação formal para os tempos atuais
Resumo
RESUMO Trata do desnível ou diminuição do nível do processo ensino-aprendizagem, que vem sendo observado, não só no Brasil, como também em outros países. Mostra causas de várias ordens para o fenômeno observado, sendo a principal delas a estruturação da educação formal no Brasil e sugere uma nova estrutura, que, provavelmente, vai permitir uma melhor adaptação do indivíduo às constantes mudanças do ambiente. A sugestão dada é, em linhas gerais, a seguinte: a) 6 graus de ensino subdivididos em níveis e módulos (desde as classes pré-escolares aos cursos de pós-graduação); b) ênfase na preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita, nas classes pré-escolares; c) ênfase na aprendizagem da leitura e da escrita e das operações fundamentais da aritmética, nas quatro primeiras séries do 1º Grau; d) ênfase no domínio das técnicas de estudo nas quatro últimas séries do 1º Grau; e) profissionalização (adaptada às necessidades e possibilidades locais e envolvendo prática), desde a 5ª série do 1º Grau até os cursos de pós-graduação; f) ausência de conhecimentos pré-fixados para serem adquiridos e g) ênfase no desenvolvimento das estruturas mentais, em todos os níveis e módulos de ensino. ABSTRACT Formal education for the present times. v. 7, n. 2, p. 307-316, jul./dez. 1979. It treats about the unlevelling or decrease of the level of teaching-aprenticeship process that has been observed, not only in Brazil, but also in other countries. Causes of several kinds are shown for the observed phenomenon being the principal of them the structure of the formal education in Brazil and it suggests a new structure, which probably will allow a better adaptation of the individual to the regular changes of the environment. The suggestion which is given in general lines, is the following: a) six grades of teaching subdivided in levels and modules (since the preschool years until the after graduated courses); b) emphasis in the preparation to the learning of reading and writing, in the preschool years; c) emphasis in the learning of reading and writing and the basical notions of mathematics, in the elementary school years; d) emphasis in the mastership of the techniques of study in the four high school years; e) professionalization (which can be adapted to the necessities and the local possibilities and envolving the practice), since the first year of the high school until aftergraduation courses; f) lack of prefixed knowledges to be acquired; and g) emphasis in the development of the mental structures in all levels and module of teaching. RESUMÉ Education formelle pour les temps presents. v. 7, n. 2, p.307-316, jul./dez. 1979. Il s’agit de la dénivellation ou de l’abaissement du niveau du processus d’enseignement-apprentissage remarquable non seulement au Brésil, mais aussi en d’autres pays. Elle montre les causes d’orignes diverses pour le phénomène observé. La principale étant la structure de l’enseignement formel au Brésil, suggérant une nouvelle structure qui probablement, permettra une meilleure adaptation du sujet aux changements constants du milieu. La suggestion qu’on donne est, en grandes lignes, la suivante: a) la création de six degrés d’enseignement, sous-divisés en niveaux et modules ( dès les classes pré-scolaires jusqu’aux cours du doctorat 3éme cycle; b) emphase dans la préparation pour l’apprentissage de la lecture et de l’écriture dans les classes pré-scolaires); c) emphase dans l’apprentissage de la lecture et de l’écriture et des opérations fondamentales de l’arithmétique dans les quatre premières classes; d) emphase dans le domaine des techniques de l’étude dans les quatre dernières classes; e) professionalisation ajustée aux besoins et possibilités locales, comprenant la pratique dès la 6éme jusqu’au doctorat 3éme cycle; f) absence de conaissances préfixées pour être acquis; et g) emphase dans le développement des structures mentales en tous les niveaux et modules d’enseignement.Downloads
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Peres, J. P. (2011). Educação formal para os tempos atuais. Ciência & Trópico, 7(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/221
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ARTIGOS