Individuação e socialização na pedagogia de Maria Montessori
Resumo
RESUMO A pedagogia montessoriana é um processo de personalização e valorização da pessoa, não se limitando apenas a projeções individuais, mas abrangendo também os aspectos sociais da formação da criança e do adolescente. Valoriza o desenvolvimento psíquico e social, como também o desenvolvimento orgânico. Sua pedagogia revela um adequado conhecimento da conduta infantil, levando o educando a situações em que a socialização é estimulada através de ações conjuntas que contribuem para uma interação social. Esta valorização do social conduz a preparação da criança ao exercício social da cidadania. ABSTRACT Individualization and socialization in the Maria Montessori’s pedagogy. v. 5, n. 1, p. 7-21, jan./jun. 1977. Montessori’s pedagogy is a process of personalization and valorization of person not being limited only to individual projections, but also comprising the social aspects of child and adolescent formation, taking in account both the social and the physic development, and the organic development. Her pedagogy reveals an adequate knowledge of the child behavior, leading the pupil to situations where socialization is stimulated through assembled actions which contributes to social interaction. This valorization of the social aspect leads the preparing of child to the social exercise of citizenship. RESUMÉ Individualisation et socialisation dans la pédagogie de Maria Montessori. v. 5, n. 1, p. 7-21, jan./jun. 1977. La pédagogie montessorienne est un processus de personnalisation et de valorisation de la personne, qui ne se limite pas simplement à des projections individuelles, mais qui récouvre aussi les aspects sociaux de la formation de l’enfant et de l’adolescent. Elle valorise le développement psychique et social, ainsi que le développement organique. Sa pédagogie révèle une connaissance adéquate de la conduite enfantine et mène l’enfant à des situations où la socialisation est stimulée par des actions conjointes qui contribuent à une intéraction sociale. Cette valorisation du social mène l’enfant à l’exercice de la citoyenneté.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Peregrino, M. G. (2011). Individuação e socialização na pedagogia de Maria Montessori. Ciência & Trópico, 5(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/174
Edição
Seção
ARTIGOS