Planejamento no Nordeste
Resumo
RESUMO O planejamento regional nordestino procura ajustar suas atividades dentro do Plano Nacional de Desenvolvimento. O GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste – foi responsável pelo marco referencial e histórico do planejamento no Nordeste, através do documento Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste, de grande importância por ser o precursor do I Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico e Social 1961/63, elaborado pela Sudene. Dentre os quatro planos diretores da Sudene, pode-se dizer que houve com os dois primeiros preocupação com a infra-estrutura, sem descuido do setor primário da economia, nem do processo de industrialização de base. Com o III Plano, destaca-se a consolidação dos “programas especiais” (Desenvolvimento Integrado do Vale do Jaguaribe, Irrigação do São Francisco, Colonização do Masranhão, Desenvolvimento da Pesca). O IV Plano consolidou a política de irrigação do Nordeste, ficando prejudicado, entretanto, porque sua vigência deu-se até 1971, quando para melhor institucionalizar-se o planejamento no País, apareceram os Planos Nacional de Desenvolvimento e do Desenvolvimento do Nordeste. A Sudene exerceu também grande influência na consolidação do planejamento estadual. A maturação desse planejamento na região leva-nos a ver a conveniência da instituição de um modelo nacional-regional-estadual, no seu sentido global. Assim sendo, competiria aos Estados um disciplinamento do planejamento, sob a coordenação das Secretarias de Planejamento, que funcionariam como bases do sistema nacional de planejamento, agrupados pelos organismos regionais de desenvolvimento econômico e social. ABSTRACT Program in Northeast. . v. 4, n. 2, p. 203-212, jul./dez. 1976. The Northeast regional program tries to adjust its activities in the National Plan of Development. The GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (Group of Work for the Northeast Development) was responsible by the referential and historical landmark of the Northeast Program, through the document Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste (A politics of economical development for the Northeast) of great importance because it is the precursor of the Directing Plan I of Economical and Social Development 1961/63, elaborated by Sudene. Among the four directing plans of Sudene, one can tell that there was with the first two a worry with the infra-structure, without forgetting the elementary area of economics, neither the process of base industrialization. With Plan III, it is detached the consolidation of “special programs” (Integrated Development of the Jaguaribe Valley, Irrigation of São Francisco, Colonization of Maranhão, Fishing Development). Plan IV, has consolidated the politics of irrigation in the Northeast, being damaged however, because it became operative till 1971, when for a better institutionalization of the program in the Country, appeared the National Plan of Development and the Plan of Northeast Development. The Sudene also carried out a great influence in the consolidation of the program of the State. The maturation of this program in the region lead us to see the convenience of instituting an national-regional model, in its global sense. Thus being, it would be compatible to the States a disciplinary of the program, under the coordination of the Program Secretariat, that would work as basis of the national system of program, gathered by the regional organisms of economic and social development. RESUMÉ Planification du Nordeste. v. 4, n. 2, p. 203-212, jul./dez. 1976. La planification régionale du Nordeste cherche à ajuster ses activités au Plan National de Développement. Le GTDN – Groupe de Travail pour le Développement du Nordeste – a joué rôle important dans la planification du Nordeste, à travers le document Une politique de developpement économique pour le Nordeste, de grande importance du fait d’être le precurser du I Plan Directeur du Développement Economique et Social 1961/63, élaboré par la Sudene. Des quatres plans directeurs de la Sudene, on peut dire qu’il y a eu, dans les deux premiers, une préoccupation avec l’infrastructure, sans oublier le secteur primaire de l’économie, ni le procédé d’industrialisation de base. Avec le III Plan une grande importance est donnée à la consolidation des “programmes spéciaux” (Développement Intégré de la Vallée du Jaguaribe, Irrigation du São Francisco, Colonisation du Maranhão, Développement de la Pêche). Le IV Plan a consolidé la politique d’irrigatiion du Nordeste, mais a été “prejudicié” parce qu’il n’a vigoré que jusqu’á 1971, quand, pour mieux institutionaliser la planification du Pays, sont apparus le Plan National de Développement et Développement du Nordeste. La Sudene a exercé aussi une grande influence sur la consolidation de la planification des Etats. La maturation de cette planification dans la région nous mène à voir la convenance de l’institution d’un modéle national-régional, dans son sens global. Ainsi il faudrait aux Etates établir une discipline de la planification, sous la direction des Secrétaries de Planification, qui fonctionneraient comme bases du système national de planification, regroupés par les organismes régionaux de développement économique et social.Downloads
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Rêgo, J. de J. M. (2011). Planejamento no Nordeste. Ciência & Trópico, 4(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/170
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ARTIGOS