USO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO SEMIÁRIDA DO BRASIL

Autores

  • Eduardo Savio Passos Rodrigues Martins Universidade Federal do Ceará & FUNCEME
  • Sônia Barreto Perdigão de Oliveira Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
  • Margareth Sílvia BENÍCIO DE SOUZA CARVALHO Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
  • Abdelfettah Sifedine Institut de Recherche pour le Dévelopment
  • Betina Ferraz Center for Strategic Studies and Management - CGEE

Resumo

As terras secas, de acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Seca – UNCCD, são aquelas submetidas à influência de climas áridos, semiáridos e subúmidos secos. São regiões com alta vulnerabilidade ambiental, onde, em geral, concentram os maiores índices de pobreza, e que são afetadas pelos mais variados vetores de pressão sobre os seus recursos naturais, especialmente, a água, o solo e a biodiversidade. A intensa exploração antrópica, sem considerar as potencialidades, limitações e capacidade de suporte, está conduzindo à degradação das terras secas no Brasil, na região chamada de Área Suscetível à Desertificação - ASD. Para o conhecimento do estado da arte da desertificação na referida área, foi realizado um mapeamento, com o uso de sensoriamento remoto para identificar as áreas fortemente degradadas sob o ponto de vista físico. O mapeamento foi realizado nos 11 estados inseridos na ASD, totalizando 70.279,46 Km² de áreas fortemente degradadas em processo de desertificação. Embora seja evidente que a exploração agrícola, têm contribuído para produzir impactos ambientais capazes de desencadear processos de desertificação, no mapeamento, essas áreas foram consideradas produtivas, com baixo nível de degradação. Os resultados indicaram a eficiência das imagens do satélite Landsat, e o potencial da técnica de sensoriamento remoto no mapeamento do referido tema, mostrando um elevado grau de confiabilidade na delimitação de áreas afetadas. A partir desse trabalho fica possível a atualização sistemática deste mapeamento, visando um plano de monitoramento da degradação das terras secas no semiárido brasileiro, tema estratégico para o desenvolvimento sustentável do País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Savio Passos Rodrigues Martins, Universidade Federal do Ceará & FUNCEME

Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins concluiu o doutorado em School of Civil and Environmental Engineering - Cornell University em 2001. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará e Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará. O pesquisador tem publicado artigos em periódicos especializados, em anais de eventos no Brasil e no Exterior, e ainda pubicado livros e capítulo de livros. O mesmo tem elaborado ou participado da elaboração de softwares e outros itens de produção técnica. Orientou dissertações de mestrado e doutorado nas áreas de Engenharia Sanitária, Meteorologia, Engenharia Agrícola e Agronomia. Em 2003 recebeu o prêmio Jovem Cientista, categoria Orientador. O pesquisador tem participado de vários projetos de pesquisa, sendo coordenador de muitos deles. Atualmente é representante da International Association for Hydrological Sciences (IAHS) no Brasil. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores do Brasil e exterior em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Hidrologia, Hidráulica, Análise de Freqüência Local e Regional, Análise Bayesiana, Recursos Hídricos, Previsão de Afluências, Otimização e Operação de Sistemas de Reservatórios.

Sônia Barreto Perdigão de Oliveira, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

Engª Agrônoma, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente é Pesquisadora da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em desertificação e solos, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas em terras secas, levantamento e classificação de solos e zoneamento agroecológico, com a utilização de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, envolvendo os recursos naturais na região do semiárido brasileiro. Atualmente é a Responsável Técnica pelo projetoRecuperação de área degradada em processo de desertificação na sub-bacia hidrográfica do riacho do Brum no município de Jaguaribe-CE”.

Margareth Sílvia BENÍCIO DE SOUZA CARVALHO, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

Engª Agrônoma, Mestre em Agronomia/ Área de Concentração: Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal do Ceará-UFC, com especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos, pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Atualmente é Supervisora do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME e desenvolve pesquisas e trabalhos técnicos relacionados a diagnósticos, estudos da degradação das terras secas, zoneamentos, monitoramento e mapeamentos dos recursos naturais renováveis e das condições geoambientais, envolvendo temas como: desertificação, solos, zoneamento ecológico-econômico e agroecológico, carcinicultura, vegetação e uso/ocupação da terra e recursos hídricos superficiais.

Abdelfettah Sifedine, Institut de Recherche pour le Dévelopment

Abdelfettah SIFEDDINE est sédimentologue et géochimiste de la matière organique sédimentaire en milieu continental et marin. Il utilise la composition élémentaire, isotopique et moléculaire comme indicateurs de l’origine et des transformations de la matière organique pour les reconstructions des environnements passés et récents en domaine marin principalement dans les zones d’upwelling ainsi qu’en domaine lacustre. Ses principales publications ont concerné les reconstructions paléoclimatiques et paléocéanographiques en domaine tropical et subtropical durant les 20 000 dernières années et particulièrement durant le dernier millénaire.

Betina Ferraz, Center for Strategic Studies and Management - CGEE

ACADEMIC BACKGROUND

University of Campinas UNICAMP / São Paulo PhD studies - Institute of Economy

Federal University of Pernambuco
Master and Bachelor of Science in Regional / Urban Development

AWARD

World Bank – IBRD Spot Award

Brazilian Municipal Network / Indicators for Development (MUNINET) Brazilian Municipal Network / Indicators for Development (MUNINET)

PROFESSIONAL EXPERIENCE

The World Bank – IBRD
Executive Coordinator of Brazilian Municipal Network - Indicators for Development

Angola Ministry of Planning / FAS – Angola Social Action Fund
Senior Consultant for the National Report Social Vulnerability Guide (Indicators)

Senior Advisor for the mission of Brazilian Government / European Union– DGRegio Brussels Information, Evaluation and Auditing – Development Indicators

Center for Strategic Studies and Management - CGEE Researcher and Adviser for Sustainable Development Policies

Center for Strategic Studies and Management - CGEE
Tripartite Agreement – Africa, Brazil, France launched at UNCSD (Rio+20) Initiative Coordinator (Brazil)

Presidency of the Brazilian Republic – Presidential Secretariat Economic and Social Development Council
Director of Development Policies

Center for Strategic Studies and Management – CGEE Researcher and Adviser for Sustainable Development Policies

KNOWLEDGE OF LANGUAGES

Portuguese - native
English – reading, writing, speaking German – reading, writing, speaking Spanish – reading, speaking
French – reading, poor speaking 

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Martins, E. S. P. R., de Oliveira, S. B. P., CARVALHO, M. S. B. D. S., Sifedine, A., & Ferraz, B. (2017). USO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO SEMIÁRIDA DO BRASIL. Ciência & Trópico, 41(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1663

Edição

Seção

ARTIGOS