PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CAMINHO PARA O FORTALECIMENTO DA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Maria Fernanda dos Santos Alencar UFPE/CAA

Resumo

Os seis princípios pedagógicos da educação do campo apresentados no documento do Ministério da Educação (2005), intitulado Referências Nacionais para uma Educação do Campo,  procuram fundamentar a identidade da escola do campo e fortalecer a expressão e o conceito de Educação do campo, enquanto  reação  ao processo de exclusão social a que foi submetido o povo da área rural no seu direito de ter acesso à educação. Assim, neste texto, buscamos analisar os princípios pedagógicos à luz do documento que o apresenta, mas, sobretudo, à luz da discussão posta por alguns estudiosos no sentido de se materializar políticas públicas de atendimento à população do campo.

 

Palavras-chave: Princípios Pedagógicos. Educação do Campo. Escola do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda dos Santos Alencar, UFPE/CAA

Doutora em Educação na Universidad Del Mar (UDELMAR/Chile). Professora adjunta  do Núcleo de Formação Docente-NFD. Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste- CAA.

Publicado

2016-06-22

Como Citar

dos Santos Alencar, M. F. (2016). PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CAMINHO PARA O FORTALECIMENTO DA ESCOLA DO CAMPO. Ciência & Trópico, 39(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1567

Edição

Seção

ARTIGOS