UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS ECONÔMICOS E FISCAIS DA PRIVATIZAÇÃO DAS EMPRESAS ESTATAIS DE TELECOMUNICAÇÕES

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma análise do processo de privatização, incluindo os antecedentes históricos de privatizações anteriores. São apurados os resultados das privatizações, em termos de acúmulo de poder e riqueza pelas empresas. Investiga-se também os investimentos das empresas, os resultados obtidos, e o impacto da privatização nos impostos do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo S. Alencar, Universidade Federal de Campina Grande

Marcelo Sampaio de Alencar formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1980, recebeu o título de mestre pela Universidade Federal da Paraíba, em 1988, e o de Ph.D. pela University of Waterloo, Canada, em 1994. Entre 1982 a 1984 trabalhou na Faculdade de Engenharia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Desde 1995 é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele é fundador e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom). É Membro Emérito, foi Diretor, membro do Conselho Deliberativo e exerce o cargo de vice-presidente para Relações Externas da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). Foi Professor Visitante no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade de Toronto, Canadá. Tem mais de 370 artigos científicos publicados. Ele é o representante brasileiro para a área de Comunicações da União Internacional de Ciência de Rádio (URSI), e membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Instituto de Engenheiros de Eletrônica, Informação e Comunicação (IEICE), entre outras. Tem sua biografia incluída nas publicações Who’s Who in the World, Who’s Who in Science and Engineering, publicado por Marquis Who’s Who, New Providence, EUA. Foi agraciado com a homenagem pelos 20 anos da SBrT, no XX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBT 2003). Agraciado pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) com a Medalha de Mérito Acadêmico Professor Attílio José Giarola, Recebeu o II Prêmio Doutora Conceição, na categoria Destaque Projeto de Pesquisa, e o prêmio de Destaque da Engenharia e Geociências, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na comemoração de 110 anos de fundação da Escola de Engenharia de Pernambuco. Tem o Notório Saber reconhecido pelo Conselho de Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, desde 1995. Marcelo Alencar é autor de 17 livros: Information Theory, pela Momentum Press, História, Tecnologia e Legislação de Telecomunicações, História da Comunicação no Brasil, Sexo Conexo, Soluços D'Alma e Divulgação Científica, pela Editora Epgraf, Teoria de Conjuntos, Medida e Probabilidade, Engenharia de Redes de Computadores, Ondas Eletromagnéticas e Teoria de Antenas, Probabilidade e Processos Estocásticos, Televisão Digital, Telefonia Celular Digital, Telefonia Digital e Sistemas de Comunicações, pela Editora Érica Ltda., autor do livro Princípios de Comunicações, pela Editora Universitária, UFPB, Digital Television Systems, pela Cambridge, Communication Systems, pela Springer, e do ensaio Historical Evolution of Telecommunications in Brazil, para a IEEE Foundation, além de vários capítulos de livros. É articulista do NE10, portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, de Recife, no qual assina a coluna Difusão, de divulgação científica, desde abril de 2000.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Alencar, M. S. (2018). UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS ECONÔMICOS E FISCAIS DA PRIVATIZAÇÃO DAS EMPRESAS ESTATAIS DE TELECOMUNICAÇÕES. Ciência & Trópico, 42(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1529

Edição

Seção

ARTIGOS