A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.

Autores

  • Ivan Rodrigo Novais Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Palavras-chave:

Identidade Cultural, Musicalidade, Nação Xambá

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno da identificação cultural exercido pela juventude da nação Xambá (Quilombo do Portão do Gelo - Olinda - Pernambuco), partindo da manifestação artística musical emanada pelo coco. Para consolidar este entendimento, o presente estudo procura elucidar as raízes da formação histórica e cultural da identidade Negra no Brasil. Junto a isso, a existência de uma comunidade quilombola em circunstâncias urbanas ganha relevância no estudo da identidade cultural na pós-modernidade. Para este estudo foi realizada uma abordagem teórica fundamentada nos pesquisadores que tratam dos conceitos de identidade étnica, cultura e musicalidade, apropriada ao método qualitativo, buscando estabelecer um discurso entre a interpretação da cultura Xambá, sua identidade cultural e uma análise crítica da realidade local comparada às tendências globais de identidade. Em vias de análise, busco agregar ao meio teórico – através de entrevistas e observações de campo – dados do ciclo atual das relações sociais vivenciadas neste local. A música manifestada pelo grupo de Coco Bongar, que reaviva personagens e as relações religiosas da nação Xambá, é o elemento norteador de identificação e continuidade cultural presenciada pela juventude.

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Biografia do Autor

Ivan Rodrigo Novais, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Departamento de Ciênciais Sociais - DECISO

Antropologia

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QUILOMBO QUE [EN]CANTA SUA FESTA. Produção Ivan Rodrigo Novais, 2012. Vídeo HD (12 min.), .AVI.

Publicado

01/09/2015

Como Citar

Novais, I. R. (2015). A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. Cadernos De Estudos Sociais, 29(2), 90–115. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)