LA UNIVERSIDAD YA NO ES UNA INSTITUCIÓN: ¿CÓMO RENOVAR?

Autores

  • IVAR CÉSAR OLIVEIRA DE VASCONCELOS Pesquisadora associada/professora da Fundação Joaquim Nabuco Editora-chefe da Revista Cadernos de Estudos Sociais

Palavras-chave:

Universidad, Desinstitucionalización, Renovación, Diálogo

Resumo

Resumo

 Neste artigo se discute, em primeiro lugar, os processos de desinstitucionalização da universidade, passíveis de análise a partir do distanciamento que passou a existir entre as funções escolares de seleção, educação e socialização ou a partir da crise de hegemonia e legitimidade, considerando, neste caso, as crises do Estado-Providência e da desaceleração da produtividade industrial. No entanto, considera-se que, tal como mutação ou crises, estes processos podem ser discutidos segundo uma só perspectiva, uma vez que têm na sua base os problemas relacionados à modernidade e à pós-modernidade. Isto sugere a necessidade de contínua renovação da universidade, levando a discutir, em segundo lugar, cinco diálogos considerados estratégicos para estabelecer uma dinâmica para sua renovação.

 Palavras-chave: Universidade. Desinstitucionalização. Renovação. Diálogo.

  Resumen                                                            

En este artículo se discute, en un primer momento, los procesos de desinstitucionalización de la universidad, susceptibles de análisis a partir del alejamiento que comenzó a existir entre las funciones escolares de selección, educación y socialización o a partir de las crisis de hegemonía y legitimidad, considerando, en este caso, las crisis del Estado-Providencia y de la desaceleración de la productividad industrial. Sin embargo, se considera que, siendo una mutación o crisis, esos procesos pueden ser discutidos según una solo perspectiva, pues tiene en la base los problemas relacionados a la modernidad y a la posmodernidad. Lo que sugiere la necesidad de que la universidad se renueve continuamente, llevando a discutir, en un segundo momento, cinco diálogos considerados estratégicos para establecer una dinámica para esa renovación.

 Palabras-clave: Universidad. Desinstitucionalización. Renovación. Diálogo.

 

Abstract

 This article discusses, at first, the process of deinstitutionalization of the university, amenable to analysis from the distance that now exists, among the school functions of selection, education and socialization, or from the crisis of hegemony and legitimacy, considering in this case, the welfare state crisis and the deceleration in industrial productivity. However, it is considered that, as a mutation or crises, these processes can be discussed according to a single perspective: they have the basic problems related to Modernity and Post-Modernity. This suggests the need for a permanent renewal of the university, leading to discuss, in a second moment, five strategic dialogues to establish a dynamic for that renewal.

 Keywords: University. Deinstitutionalization. Renewal. Dialogue.

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Biografia do Autor

IVAR CÉSAR OLIVEIRA DE VASCONCELOS, Pesquisadora associada/professora da Fundação Joaquim Nabuco Editora-chefe da Revista Cadernos de Estudos Sociais

Pesquisadora associada e professora do Mestrado em Ciências Sociais para o Ensino Médio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS/UFPE) e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE (2003). É coordenadora nacional do Grupo de Trabalho Teoria e Temas Emergentes da União Latina de Economia Política da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Br), 2012/2014 e integra a direção do Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC–Brasil). É membro do Núcleo de Pesquisa Sociofilo (Novas correntes da teoria social; Teoria sociológica como ontologia do presente) e do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Regional e Urbano e Políticas Públicas da Fundaj (Cultura, turismo e lazer e impactos no desenvolvimento; Avaliação e proposição de políticas públicas para o desenvolvimento regional e urbano). É editora-chefe da Revista Cadernos de Estudos Sociais

Publicado

07/11/2014

Como Citar

VASCONCELOS, I. C. O. D. (2014). LA UNIVERSIDAD YA NO ES UNA INSTITUCIÓN: ¿CÓMO RENOVAR?. Cadernos De Estudos Sociais, 28(1/2), 114–140. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/46