Educação e Sustentabilidade: um estudo sobre as representações sociais nos dizeres de assentados do MST, em Viamão-RS.

Autores

  • Josiel da Rosa Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Miúcha Severo Gonçalves Unicnec

Palavras-chave:

Representações Sociais, Educação e Sustentabilidade, MST

Resumo

Este trabalho busca captar como as práticas de sustentabilidade repercutem nas representações sociais dos assentados do Assentamento Filhos de Sepé, na cidade de Viamão-RS. A metodologia utilizada para a investigação fundou-se nos princípios da pesquisa etnográfica, através da observação e entrevistas semi-estruturada. O fluxo de dados, pautado nas representações sociais, nos estudos de Magnani (1997), indicou a conquista da terra, o trabalho como forma de vida sustentável e a educação em movimento, como as três categorias de análise de maior significação. Ficou evidenciado que as noções de sustentabilidade fundamentam-se na memória de lutas no espaço coletivo, desenhando o indivíduo forjando histórias e enunciando a trama para a conquista da terra. Nesse contexto, a educação fundamentada nos princípios desse processo histórico e com base nas vivências, de forma reflexiva e crítica, passa a ser essencial.

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Biografia do Autor

Josiel da Rosa Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre  em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pedagogo e Especialista em Educação para a Sustentabilidade  pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Miúcha Severo Gonçalves, Unicnec

Graduanda em Piscicologia pela Centro Universitario Cenecista de Osório RS

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Publicado

06/19/2020

Como Citar

Moura, J. da R., & Gonçalves, M. S. (2020). Educação e Sustentabilidade: um estudo sobre as representações sociais nos dizeres de assentados do MST, em Viamão-RS. Cadernos De Estudos Sociais, 35(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1824

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)