VIVER DE MÚSICA: EMPREENDEDORISMO CULTURAL E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Autores

  • Amanda Coutinho Cerqueira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Trabalho artístico, Música, Mercado cultural, Política cultural, Precarização.

Resumo

Esse artigo é parte de uma tese de doutorado que analisa as condições de trabalho na indústria cultural, por meio de entrevistas com 22 músicos independentes. Olhar para a categoria profissional dos músicos pela ótica da sociologia do trabalho colabora para descortinar a realidade de uma categoria pouco estudada no Brasil: a do artista trabalhador empresário de si mesmo. Trata-se de não somente considerar a atividade artística como profissão, mas também enquanto expressão paradigmática das transformações do mercado de trabalho atual. Para entender “como viver de música” e seus significados no mundo trabalho, esse artigo aborda o engendramento de comportamentos e práticas ditas empreendedoras, presentes nos discursos dos músicos entrevistados, e suas relações com as facetas da precarização. Compreender as especificações que permitem desenhar as morfologias do músico independente colabora para o debate teórico do trabalho artístico e das políticas públicas da cultura e da comunicação, em suas articulações fundamentais. 

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Biografia do Autor

Amanda Coutinho Cerqueira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora (2017) em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de pesquisa Cultura e Política.

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Publicado

07/23/2018

Como Citar

Cerqueira, A. C. (2018). VIVER DE MÚSICA: EMPREENDEDORISMO CULTURAL E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO. Cadernos De Estudos Sociais, 33(1), 85–107. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1677

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)