A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Cidadania. Sociologia. Ensino Médio.Resumo
Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.