COMPREENDENDO A GESTÃO DOS PROGRAMAS INTERDISCIPLINARES PARA A TERCEIRA IDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS
Palavras-chave:
Terceira Idade, Educação Permanente, Gestão Universitária.Resumo
As “Universidades da Terceira Idade” surgiram na Europa na década de 70 e disseminaram-se pelo mundo. No Brasil, apesar do crescimento da população idosa, há poucos recursos destinados a tais programas. Este artigo objetiva descrever os processos de gestão de Programas Interdisciplinares para a Terceira Idade de universidades públicas de Florianópolis. Para tanto se estudou o caso do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina e o do Grupo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Estadual de Santa Catarina por meio de pesquisa documental e de entrevistas com seus dirigentes. Percebe-se que os programas analisados são inovações sociais, conhecem seu público, trazem um ambiente aberto e propício ao diálogo e buscam feedback para melhoria contínua de suas atividades. Entretanto, carecem de autonomia de recursos, o que limita o planejamento da gestão, e não têm participação no Planejamento Estratégico Universitário. Conclui-se que as universidades estudadas não têm políticas institucionais consolidadas voltadas à pessoa idosa.
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