Cobertura jornalística da propaganda negativa: uma proposta de análise a partir do conceito de ripple effect

Autores

  • Gleidylucy Oliveira da Silva Maia Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Propaganda Negativa, jornalismo político, ripple effect, agenda setting, framing

Resumo

No momento em que o tema da propaganda negativa se constitui enquanto objeto de análise da Ciência Política brasileira, torna-se relevante identificar sua configuração, suas lacunas e as possibilidades de investigação diante do cenário democrático e eleitoral cada vez mais mediado pelos veículos de comunicação. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar possibilidades teórico-analíticas que deem conta da cobertura jornalística dos temas de propaganda negativa a partir do conceito de ripple effect. Para isso, fazemos a articulação das teorias da agenda setting e de framing como possibilidade analítica do fenômeno. Além disso, muitos estudos sobre os medias na Ciência Política consideram os veículos isoladamente. Neste paper propomos uma possibilidade de análise entre diferentes medias, identificando uma rede de relações entre agendas e enquadramentos. Pretendemos por fim que as discussões possam contribuir com o campo dos estudos de comportamento eleitoral e mídias e eleições ao apontar possibilidades de investigação. Também poder demonstrar como diferentes aportes podem ser combinados para dar inteligibilidade aos fenômenos políticos contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleidylucy Oliveira da Silva Maia, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar). Jornalista e mestre em Sociologia atua nas áreas de comunicaão política, eleições, comportamento eleitoral, democracia e políticas públicas.

Referências

ALDÉ, A. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas, 2004.

ANSOLABEHERE, S. BEHR e IYENGAR, S. (1991). Mass medias and elections: an overview. In: American Politics Research, n. 19, p. 109-139.

ANSOLABEHERE, S.; IYENGAR, S.; SIMON, A.; VALENTINO, N. (1994) Does Attack Advertising Demobilize the Electorate? In: The American Political Science Review, vol. 88, n. 04, dec. 1994, p. 829-838.

ANSOLABEHERE, S.; IYENGAR, S. Going Negative: how political ads shrink and polarize the electorate. New York: Free Press, 1995.

AZEVEDO, F. A. (2004). Agendamento da política. In: RUBIM, A. (org). Comunicação e Política: conceitos e abordagens. Salvador, UFBA, p. 41-71

AZEVEDO, F. A; CHAIA, V. O Senado nos editoriais dos jornais paulistas (2003 – 2004). In: Opinião Pública, Campinas, vol. 14, nº 1, Jun 2008, p.173-204.

AZEVEDO, F. A. Corrupção, mídia e escândalos midiáticos no Brasil. In: Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.3, 2010, p 14-19.

BENOIT, W. Seeing spot: a function analysis of presidential television advertisement, 1952-1996. Westport: Praeger Publisher, 1999.

BARTELS, L. M. (1985) Expectations and preferences in presidential nominating campaigns. In: American Political Science Review n. 79, p. 804-15.

BERELSON, B; LAZARSFELD, P; MCPHEE, W. Voting: A Study of Opinion Formation in Presidential Election. Chicago, University of Chicago Press, 1954.

BORBA, F. (2010) Propaganda negativa nas eleições presidenciais de 2010: o caminho para José Serra? In: Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.8, p. 24-29, ago-2010.

BORBA, F.. (2012) Propaganda Negativa: Estratégia e Voto nas Eleições Brasileiras. Tese de doutorado. Rio de Janeiro. Instituto de Estudos Sociais e Políticos/ Universidade do Estado do Rio De Janeiro (IESP/UERJ).

BORBA, Felipe. (2013) A propaganda negativa como instrumento democrático. (Entrevista com Scott Desposato.) In: Revista Compolítica, n. 3, vol. 2, ed. julho-dezembro, ano 2013. Rio de Janeiro: Compolítica.

CHAIA, V. (2004) Eleições no Brasil: o medo como estratégia política. In: RUBIM, A. C. (org). Eleições Presidenciais em 2002 no Brasil. São Paulo: Ed. CULT e Hacker Editores.

ENTMAN, R. (1994) Framing: toward clarification of a fractured paradigm. In: LEVY, M.; GUREVITCH, M. (Ed). Defining media studies. New York: Oxford University Press, p. 293-300.

FIGUEIREDO, M. et al. (2000a) Estratégias de Persuasão em Eleições Majoritárias: Uma Proposta Metodológica para o Estudo da Propaganda Eleitoral. In FIGUEIREDO, Rubens (org.) Marketing Político e Persuasão Eleitoral. São Paulo: Konrad Adenauer.

FIGUEIREDO, Marcus. (2000b) “Mídia, mercado de informação e opinião pública”. In: Informação e democracia. Rio de Janeiro: EdUERJ.

FINKLE, S; GEER, J. (1998) A Spot Check: Casting Doubt on the Demobilizing Effect of Attack Advertising. In: American Journal of Political Science, vol. 42, nº 2, p. 573-595.

FISHER, K. (1997) Locating frames in the discursive universe. In: Sociological Research Online, v.2, n. 3.

FREEDMAN, P; GOLDSTEIN, K. (1999) Measuring Media Exposure and The Effect of Negative Campaign Ads. In: American Journal of Political Science, Vol. 43, Nº 4, p. 1189- 1208.

GAMSON, W; KATHRYN, L. (1983) The political culture of social welfare policy. In: SPIRO, S.;YUCHTMAN-YAAR, E. (Ed.). Evaluating the welfare state. New York: Academic Press. p. 397-415.

GAMSON, W. (1987) Media discourse and public opinion on nuclear power: a constructionist approach. In: American Journal of Sociology, v. 95, p. 1-37.

GAMSON, W; MEYER, D. (1996) Framing political opportunity. In: McADAM, D. et al. (Ed.). Comparative perspectives on social movements. New York: Cambridge University Press, p. 291-311.

GARRAMONE, G. (1985) Effects of Negative Political Advertising: The Roles of Sponsor and Rebuttal. In: Journal of Broadcasting and Electronic Media, vol. 29, nº 2, p. 147-59.

GARRAMONE, G; RODDY, B. (1988) Apeals and strategies of negative political advertising. In: Jornal of Broadcasting and Electoral Media. vol. 32. n. 4, p. 415-427

GEER, J. In Defense of Negativity: Attack Ads in Presidential Campaigns. Chicago, University of Chicago Press. 2006

GITLIN, T. The whole world is watching. Berkeley, University of California Press, 1980.

GOFFMAN, E. Frame Analysis. Boston, Northeastern University Press, 1986.

HOHLFELDT et al (org). Teorias da comunicação, conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

IYENGAR, S; KINDER, D. R. News that matters. Chicago, University of Chicago Press, 1987.

JORGE, W. L. (2003) Meios de comunicação de massa e Poder Legislativo. Uma análise da cobertura do Congresso Nacional pelos jornais brasileiros (1985 a 1990). Tese de doutoramento. Rio de Janeiro. IUPERJ.

KAHN, F. K; KENNEY, P. (1999) Do Negative Campaigns Mobilize or Suppress Turnout? Clarifying the Relationship between Negativity and Participation. In: The American Political Science Review, vol. 93, nº. 4, p. 877-889

KAHNEMAN, D; TVERSKY, A. (1984) Choices, values, and frames. In: American Psychologist, v. 39, n. 4, p. 341-350.

_________________________. (1986) The framing of decisions and the psychology of choice. In: ELSTER, J. (Ed.). Rational choice. New York: New York University Press, p. 123-141

KAID, L. L; JOHNSTON, A. (1991) Negative Versus Positive Television Advertising in U.S. Presidential Campaigns, 1960-1988. In: Journal of Communication, vol. 41, nº 3, p.53-64.

KOENIG, T. (2004) On frame and framing: anti-semitism as free speech: a case study. In: ENCONTRO ANUAL DO IAMCR, jul. 2004, Porto Alegre/RS.

KROSNICK, J; KINDER, D. (1990). Altering the foundations of popular support for the President through priming. In: American Political Science Review, vol. 84, p. 497-512.

LAMPREIA, F. (1994) O centro do labirinto: um estudo sobre a competição eleitoral na TV. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. IUPERJ.

LAU, R. (1985) Two Explanations for Negativity Effects in Political Behavior. In: American Journal of Political Science, vol. 29, nº 1, p.119-138.

LAU, R; POMPER, G. (2001) Effect of negative campaingning on tournout in U. S. senate elections 1988-1998. In: The Journal of Politics. Vol. 83, n. 3, p. 804-819

LEAL, P. M. (2007) Jornalismo Político Brasileiro e a Análise do Enquadramento Noticioso. In: Revista Compolítica, Rio de Janeiro.

LOURENÇO, L. C. (2009) Propaganda Negativa: ataque versus votos nas eleições presidenciais de 2002. In: Opinião Pública, vol. 15, p. 133-158.

MAIA, R. et al. (2008) Mídia e enquadramentos em ambientes competitivos: a troca pública de razões. 32º Encontro Anual da Anpocs, Caxambu.

MARCUS, G; MACKUEN, M. (1993) Anxiety, enthusiasm, and the vote: the emotional underpinnings of learning and involvement during presidential campaigns. In: American Political Science Review, vol. 87, nº 3, p. 672-685.

MARTIN, P. (2004) Inside the Black Box of Negative Campaign Effect: Three Reasons Why Negative Campaign Mobilize. In: Political Psychology, vol. 25, nº 4, p. 545-562.

MAZZOLENI, G. La comunicación politica. Alianza editorial, Madrid, 2010

McCOMBS, M; SHAW, D. (1972) The Agenda-Setting Function of Mass Media. In: The Public Opinion Quarterly, vol. 36, nº 2, p. 176-187.

MERRITT, S. (1984) Negative Political Advertising: Some Empirical Findings. In: Journal of Advertising, vol. 13, nº. 3, p. 27-38.

NIVEN, D. (2006) A Field Experiment on the Effects of Negative Campaign Mail on Voter Turnout in a Municipal Election. In: Political Research Quarterly, vol. 59, nº 2, p. 203-2010.

PARK, J. (2003) Contrasts in the coverage of Korea and Japan by US television networks: a frame analysis. In: International Journal for Communication Studies, Londres; Thousand Oaks; Nova Deli, v. 65, n. 2, p. 144-164.

PINKLETON, B. (1997) The Effects of Negative Comparative Political Advertising on Candidate Evaluations and Advertising Evaluations: An Exploration. In: Journal of Advertising, vol. 26, n. 1, p. 19-29.

POLBORN, M; YI, D. (2005) Informative Positive and Negative Campaigning. In: Quarterly Journal of Political Science, vol. 1, n. 4, p. 351-371.

POPKIN, S. The reasoning voter: communication e persuasion in presidential campaigns. Chicago, Chicago University Press, 1991.

PORTO, M; GUAZINA, L. (1999) A Política na TV: O Horário Eleitoral Da Eleição Presidencial de 1994. In: Revista Contra Campo, Rio de Janeiro, vol. 3, p. 5-31.

PORTO, M. (2004). Enquadramentos da Mídia e Política. In: RUBIM, A. (org). Comunicação e Política: conceitos e abordagens. Salvador, UFBA, p. 73-104

SCHEUFELE, D. A. (1999). Framing as a theory of media effects. In: Journal of Communication, New York, v. 49, n. 1, mar., p. 103-122.

SHAW, E. (1979) Agenda-Setting and Mass Communication Theory. In: International Journal for Mass Communication Studies, vol. XXV, n.º 2, p. 96-105

STEIBEL, F. Feio, Sujos e Malvados: Políticos, Juízes e a Campanha Eleitoral de 2002 na TV. Rio de Janeiro, E-paper, 2007.

VEIGA, L; SANTOS, S. (2008) O referendo das armas no Brasil: estratégias de campanha e comportamento do eleitor. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 23, n. 66, p. 59-77.

WATTENBERG, M; BRIANS, C. (1996) Negative Campaign Advertising: Demobilizer or Mobilizer? In: American Journal of Political Science, vol. 40, nº. 1, p. 172-193.

WEST, D. (2009) Air Wars: television advertising in election campaign, 1952-2008. In: Washington. Congressional Quarterly Press.

Publicado

06/12/2015

Como Citar

Oliveira da Silva Maia, G. (2015). Cobertura jornalística da propaganda negativa: uma proposta de análise a partir do conceito de ripple effect. Cadernos De Estudos Sociais, 30(1), 16–35. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1504

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)