A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social
Palavras-chave:
Stakeholders, franquia social, educaçãoResumo
Esta pesquisa aborda a relação e influência dos stakeholders em um projeto de franquia social, denominado Programa Bom Aluno (PBA), localizado na cidade de Curitiba (PR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Para a sistematização fez-se uso do software ATLAS.ti e posterior análise de conteúdo. Na franquia social estudada, foram identificados os stakeholders envolvidos a partir de critérios relativos à responsabilidade social corporativa (RSC), e constatou-se que a teia entre os diversos stakeholders tem proporcionado o fortalecimento do PBA. Verificou-se que há uma diferença na relação e influência de stakeholders de uma empresa, onde geralmente o ponto de partida são os stakeholders internos, ou seja, acionistas e funcionários; já na franquia social estudada, o centro da relação está fixado no aluno de baixa renda, resultando na quebra do ciclo de pobreza através de uma educação de qualidade. O projeto social se mantém efetivo através de ajudas financeiras de empresas que se comprometem com sentimentos considerados impagáveis, mas essenciais para os alunos, que, em contrapartida, obtêm aprovação em cursos de nível superior e de pós-graduação, no País e no exterior. A contribuição deste estudo decorreu da compreensão sobre a utilização do modelo de franquia para a gestão de projetos sociais.Downloads
Referências
AHLERT, D. et al. Social franchising: a way of systematic replication to increase social impact'. Berlin: Association of German Foundations, 2008.
AMIES, M. Not-For-Profit Franchising? Franchising World, Washington, v. 32, n. 6, p. 38-9, Nov./Dec. 2000.
ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, p. 20, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
CARROLL, A. B. A Three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of Management Review, v. 4, n. 4, p. 497-505, 1979.
CARROLL, A. B. The pyramid of corporate social responsibility: toward the moral management of organizational stakeholders. Business Horizons, v. 34, p. 39-48, 1991.
CARROLL, A. B.; BUCHHOLTZ, A. K. Corporate citizenship: social responsibility, responsiveness, and performance. In: CARROLL, A. B.; BUCHHOLTZ, A. K. Business & Society: ethics and stakeholder management. 6. ed. Ohio: Thomson South-Western, 2006. cap. 2.
CHERTO, M. Franquias Sociais. 2003. Disponível em: <http://www.endeavor.org.br/wp-content/themes/endeavor/downloads/artigos/Endeavor_franquias_sociais-2003_02_MC.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2010.
CLARKSON, M. B. E. A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of Management Review, v. 20, n. 1, p. 92-117, 1995.
CUELLAR, C. Social franchising of health services: third generation social marketing. Washington, DC: Commercial Market Strategies, 2001.
EDUCAÇÃO E CIDADANIA DE AFRODESCENDENTES E CARENTES - EDUCAFRO. Programa de Implantação de Franquia Social Educafro (FSE). Cartilha orientativa dos princípios básicos da Franquia Social Educafro. São Paulo, 14 jun. 2010. Disponível em: <http://200.186.45.252/noticia.php?id=1140&cat=3&sub=11>. Acesso em: 02 maio 2011.
FREDERICK, W. C. Toward CSR3: why ethical analysis is indispensable and unavoidable in corporate affairs. California Management Review, v. XXVIII, i. 2, p. 126-141, Winter 1986.
FREDERICK, W. C. Moving to CSR4: what to pack for the trip. Business and Society, v. 37, i. 1, p. 40-59, March 1998.
FREEMAN, E. Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman, 1984.
FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. 3. ed. São Paulo: Nova Cultura, 1998.
FROOMAN, J. Stakeholder influences strategies. Academy of Management Review, v. 24, n. 2, p. 191-205, Apr. 1999.
FUNDAÇÃO IOCHPE. Franquia social. Disponível em: <http://www.fiochpe.org.br/formare3.html>. Acesso em: 17 jul. 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
INSTITUTO BOM ALUNO DO BRASIL. Principal. Disponível em: <http://www.bomaluno.com.br/bomaluno/principal/index.php>. Acesso em: 12 fev. 2012.
JONES, T. (1995). Instrumental stakeholder theory: a synthesis of ethics and economics, Academy of Management Review, Vol. 20 No.2.
KALER, J. (2003). Differentiating stakeholder theories. Journal of Business Ethics, 46, 71-83
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação prática. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social & cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
MEZNAR, M.; CHRISMAN, J. J.; CARROLL, A. B. Social responsability and strategic management: toward an enterprise strategy classification. Academy of Management Proceedings, South Carolina, p. 332-335, 1990.
MITCHELL, R. K.; AGLE, B. R.; WOOD, D. J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Journal, v. 22, n. 4, p. 856-866, 1997.
MORGAN, R.; HUNT, S. The commitment–trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, v. 58, i. 7, p. 20-38, 1994.
PHILLIPS, R.; FREEMAN, R. E.; WICKS, A. What theory of stakeholders is not? Business Ethics Quarterly, v. 13, n. 4, p. 479-502, 2003.
SIRGY, J. Measuring corporate performance by building on the stakeholders model of business ethics. Journal of Business Ethics, v. 35, i. 3, p. 143-162 2002.
SCHWARTZ, M.; CARROLL, A. Corporate social responsibility: a three domain approach. Business Ethics Quarterly, v. 13, n 4, p. 503-530, 2003.
TRACEY, P.; JARVIS, O. Toward a theory of social venture franchising. Entrepreneurship Theory & Practice Journal, Texas, v. 31, n. 5, p. 667-685, 2007.
TUZZOLINO, E; ARMANDI, B. A need-hierarchy framework for assessing corporate social responsibility. Academy of Management Review, v. 6, n. 1, p. 21-18, 1981.
ULLMANN, A. Data in search of a theory: a critical examination of the relationships among social performance, social disclosure, and economic performance of U. S. Firms. Academy of Management Review, v. 10, n. 3, p. 540-557, Jul. 1985.
WILSON, M. Corporate sustainability: what is it and where does it come from? Ivey Business Journal, March/April 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.