Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte
Resumo
REUMO Este artigo analisa diferentes elaborações simbólicas presentes na imagética produzida sobre a cidade de Juazeiro do Norte através do cinema documental. A partir da década de 1960, o cinema documental produzido no Brasil se forjou como linguagem privilegiada para pensar e produzir um saber sobre o “povo de Juazeiro”, tomado como alteridade para reafirmar ou negar representações. Pobreza, misticismo, revolta, resignação e transgressão são elementos constitutivos de atribuições de sentido aos fotogramas produzidos por filmes que nos permitem pensar nas relações entre as imagens e a etnografia. Palavras-chave: Etnografia; cinema documental; Juazeiro do Norte. ABSTRACT This article analyses different symbolic elaborations presents in the imagery produced over the city of Juazeiro do Norte through the documental cinema. From the 1960s, the documental cinemaproduced in Brazil was forged as a privileged language to think and produce knowledge about the “people of Juazeiro”, taken as otherness to assert or deny representations. Poverty, mysticism, anger, resignation and transgression are elements of attribution of meaning to the frames produced by films that allow us to think about relations between images and ethnography. Key words: Ethnography; documental cinema; Juazeiro do Norte.Downloads
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Publicado
03/29/2012
Como Citar
Melo, R. A. de. (2012). Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte. Cadernos De Estudos Sociais, 26(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1461
Edição
Seção
Artigos - número 2
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