Culturas e saberes juvenis: um desafio contemporâneo
Resumo
Este artigo trata da relação entre culturas, grupos juvenis e escolas, tendo como referência pesquisa desenvolvida no período de outubro de 2002 a setembro de 2003, em dois cenários: o primeiro, uma escola pública municipal da cidade de Belo Horizonte, aqui denominada Escola Sédna; o segundo, o Grupo de Capoeira M.B, criado e coordenado por um jovem capoeirista morador do bairro onde a escola se localiza. O objetivo foi observar, descrever e interpretar vivências de jovens estudantes nos dois cenários e, assim, compreender as diversas expressões culturais presentes no cotidiano escolar e os modos como a Escola, através de seus educadores e de seus projetos político-pedagógicos, com elas se relacionam. A proposta metodológica adotada foi a do Estudo de Caso histórico-antropológico, de abordagem etnográfica, na perspectiva da História Cultural ou Antropologia histórica. Palavras chave: culturas juvenis; escola; capoeira. This article deals with the relation between youthful cultures, groups and schools, having as reference research developed in the period from October 2002 to September 2003, in two scenes: the first one, a municipal public school of the city of Belo Horizonte, called Sédna School here; the second one, a Group of Capoeira M.B, created and co-ordinated by a young living capoeirista of the quarter where the school if located. The objective was to observe, to describe and to interpret experiences of young students in the two scenes and, thus, to understand the diverse cultural expressions presents in the daily pertaining to school and the ways as the School, through its educators and their politician-pedagogical projects, and how they get related with them. The methodological proposal adopted was the study of the historic – anthropological case in an ethnographic proposal in a perspective of Cultural History or Historical Anthropology. Key words: youthfuls cultures; school; capoeira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/14/2011
Como Citar
Tosta, S. P., & Maia, C. V. (2011). Culturas e saberes juvenis: um desafio contemporâneo. Cadernos De Estudos Sociais, 24(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1412
Edição
Seção
Artigos - número 2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.