A pauta na capa: a mídia como porta-voz da cultura do medo. Um estudo sobre a revista Carta Capital
Resumo
Em que medida podemos falar sobre a existência de uma cultura do medo no Brasil, considerando a mídia como responsável pela construção de representações coletivas acerca do crime violento, causando como efeito de sentido a sensação de insegurança nos indivíduos? As narrativas sobre o crime violento ocorrem nos vários meios de comunicação e, no caso deste artigo, a intenção é observar a construção de representações sobre o crime violento pela imprensa escrita, especificamente o agendamento feito pela revista Carta Capital, a partir da análise de três capas do semanário. O objetivo é iniciar uma reflexão sobre a questão, que será estudada de forma efetiva na pesquisa para nossa tese de doutorado. Palavras-chave: cultura do crime; mídia; agenda-setting. In which extension can we talk about the existence of a culture of fear in Brazil, by considering the media as responsible for establishing social representations about violent crime, causing an effect of insecurity perception in people? Crime narratives appear in various media vehicles and, in this article, the intention is to observe the social representations constructed about violent crime in the press, especially the agenda-setting developed by Carta Capital magazine, based on the analysis of three covers of this publication. The aim of this article is to start a reflection about this theme, which will be studied more deeply in my PhD thesis. Key words: Culture of crime, media, agenda-setting.Downloads
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Publicado
06/14/2011
Como Citar
Melo, P. B. de. (2011). A pauta na capa: a mídia como porta-voz da cultura do medo. Um estudo sobre a revista Carta Capital. Cadernos De Estudos Sociais, 24(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1406
Edição
Seção
Artigos - número 2
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