A verdade no discurso jornalístico: a palavra, a formação do sentido e a mudança social

Autores

  • Patrícia Bandeira de Melo

Resumo

A verdade sempre foi uma busca filosófica, sob a égide de se verificar quais as condições de possibilidade de existência de verdades universais. No campo do jornalismo, faz parte do senso comum a intencionalidade de se trazer à sociedade a verdade dos fatos. Mais que isso: a partir da substituição de palavras no discurso jornalístico, espera-se interferir na sociedade, construindo novos sentidos para as expressões de modo a destituí-las de determinadas marcas ideológicas. O objetivo deste artigo é discutir como alguns termos ganham novos conceitos na mídia e se essas mudanças são capazes de alterar as condições sociais, a partir das modificações do sentido de verdade que essas palavras carregam. Palavras-chave: formação de sentidos, conceitos, verdade, mudança social, jornalismo. Truth was always a philosophic search, based on the commitment to verify what are the possibility conditions to the existence of universal truths. In journalistic field, it's part of common sense the intention to report to society the truth based on facts. More than that: after changing words in the journalistic discourse, the journalists expect to interfere in society, by creating new meanings for old expressions, as to dismiss them of ideologic boundaries. The goal of this paper is to discuss how some words incorporate new concepts in the media, and if such changes might modify social conditions, given the fact that the modified expressions also alterate the sense of truth. Key words: meaning configuration, concepts, truth, social change, Journalism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/14/2011

Como Citar

Melo, P. B. de. (2011). A verdade no discurso jornalístico: a palavra, a formação do sentido e a mudança social. Cadernos De Estudos Sociais, 23(1-2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1384

Edição

Seção

Artigos - número 2