As representações sociais e a sociologia da comunicação
Resumo
Este trabalho aborda a contribuição de estudos contemporâneos, como os desenvolvidos por Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Jean Boudrillard e Jürgen Habermas, sobre as representações sociais -entendidas como expressão da percepção e do pensamento humano sobre a realidade -, para o esclarecimento de questões relativas à Sociologia da Comunicação e a definição de conceitos e categorias analíticas para instrumentalizar a investigação científica nesta área onde o poder simbólico ocupa um espaço central, fundamental e estratégico. The article discusses the contribution that contemporary authors, such as Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Jean Boudrillard and Jürgen Habermas, brought to social representations - understood as the expression of human perception and thought about reality- in order to explain Communication Sociology questions and to cast light on concepts and analytical categories to support scientific research in that field where symbolic power plays a central, fundamental and strategic role.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/10/2011
Como Citar
Rocha, H. C. L. da. (2011). As representações sociais e a sociologia da comunicação. Cadernos De Estudos Sociais, 18(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1292
Edição
Seção
Artigos - número 2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.