As bibliotecas escolares e públicas dos municípios mais industrializados de Pernambuco: uma visão comparativa
Resumo
Esse trabalho é o resultado de um estudo comparativo realizado sobre as bibliotecas escolares e públicas dos municípios de perfil mais industrializado de Pernambuco excluindo-se a Capital. Comparam-se resultados da pesquisa do Ministério da Cultura de 1988 e da pesquisa direta de 1995 com os parâmetros bibliotecários internacionais da Unesco e da Fiab (Federación International de Asociaciones de Bibliotecarios). Incluem-se, também, considerações breves sobre a pesquisa realizada pelo Inep- Saeb-l997, a que se teve acesso na fase de conclusão deste artigo. Considera-se que a situação das bibliotecas merece atenção face às deficiências constatadas no tamanho, assentos para leitores, coleções e no quadro de pessoal. Logo, a ação beneficiadora devera englobar o acervo, o espaço e o gerenciamento das bibliotecas. Comparative study was made of the school and public libraries from the 13 most industrialized municipalities of the State of Pernambuco-Brazil (excluding the capital). The results of the Ministry of Culture 1988 survey and a 1995 direct survey were compared with the international parameters for libraries published by Unesco and Flab (Federación Internacional de Asociationes de Bibliotecarios). There are also some comments on the results of the Inep - Saeb- 1997 survey. The conditions of the libraries found in the area of analysis require serious attention because of deficiencies found in these surveys with respect to space, number of seats, quality and number of volumes and qualified personnel. The actions to be taken in this sector should focus especially on the quality and quantity of the collections and management.Downloads
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Publicado
06/08/2011
Como Citar
Maciel Filho, A. R., & Aquino, M. C. de. (2011). As bibliotecas escolares e públicas dos municípios mais industrializados de Pernambuco: uma visão comparativa. Cadernos De Estudos Sociais, 17(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1284
Edição
Seção
Artigos - número 2
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