Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
Resumo
O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society.Downloads
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Publicado
06/01/2011
Como Citar
Moura, A. S. de. (2011). Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990. Cadernos De Estudos Sociais, 7(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094
Edição
Seção
Artigos - número 2
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