A revolução científica e tecnológica, periferia e a economia de Pernambuco: qualificações necessárias

Autores

  • Fred Katz
  • J. Policarpo Lima

Resumo

No contexto das tendências desenhadas em função da Revolução Científica e Tecnológica (RCT), analisa-se, a partir da literatura que enfoca a situação dos países periféricos, interpretações sombrias que afirmam ser a RCT uma barreira intransponível ao seu desenvolvimento. Reconhecendo a importância e as implicações do fenômeno, pondera-se sobre a necessidade de que sejam melhores qualificadas estas previsões à luz da tendência ao desenvolvimento desigual. Evidências empíricas de uma pesquisa acerca do perfil tecnológico de setores da indústria pernambucana, em meio a outros dados similares sobre o Brasil, são adicionadas no sentido de confirmar a heterogeneidade do processo de desenvolvimento que, apesar das indiscutíveis dificuldades exacerbadas pela presente recessão, avança sobre brechas de oportunidades tornando duvidoso o poder generalizador daquelas funestas previsões. In the context of the forecasts influenced by the Scientific and Technologic Revolution (STR), the paper analyses a particular position, found in the literature on Third World countries, that foresees a general bleak prospect for their development in face of the STR. Acknowledging the importance of the phenomenon and its consequences, it is argued that there are qualifications to be made in the light of the tendency to unequal development, informations drawn from a research on technological levels in sectors of the industry in Pernambuco, and similar data on Brazil, are presented to confirm the heterogeneity of the development process. This, in spite of all its difficulties exacerbated by the present recession, open up windows of opportunities shading doubts on the power of generalization of those pessimistic forecasts.

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Publicado

06/01/2011

Como Citar

Katz, F., & Lima, J. P. (2011). A revolução científica e tecnológica, periferia e a economia de Pernambuco: qualificações necessárias. Cadernos De Estudos Sociais, 7(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1093

Edição

Seção

Artigos - número 2