Dom, poder e violência (a propósito do manifesto convivialista)

Autores

  • Alba Maria Zaluar Professora visitante no IESP/ UERJ

Palavras-chave:

Dom, Poder, Violência, Convivialismo, Anti-utilitarismo

Resumo

No mundo globalizado pela rapidez da comunicação em redes via internet e pela predominância do neoliberalismo e do capital financeiro, dois debates são fundamentais: sobre o utilitarismo e sobre as redes sociais abertas e transnacionais.  Sobre este e outros debates versa o manifesto convivialista lançado na ANPOCS de 2013. Na querela sobre o racionalismo econômico do mercado ou o utilitarismo, Alain Caillé e Jacques Godbout, fundadores do Movimento Anti-Utilitarista dos Scientistas Sociais (MAUSS), sempre ressaltaram o fato de que o laço social é criado entre pessoas ou grupos pelo dom em seus três momentos (dar, aceitar, retribuir), sob a OBRIGAÇÃO LIVRE de retribuir a dádiva aceita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Maria Zaluar, Professora visitante no IESP/ UERJ

Concluiu o curso de graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1965), iniciou a pós graduação na Universidade de Manchester, Inglaterra, concluiu o mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e o doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1984). Passou em concurso para Prof. Livre Docente da UNICAMP e para Professor Titular em Antropologia Social da UERJ. Foi professora titular de Antropoloiga do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde fundou em 1997 e coordenou o Núcelo de Pesquisa em Violências (NUPEVI) com inúmeras pesquisas quantitativas e qualitativas no tema das violências doméstica, policial, urbana, vinculada ao tráfico de drogas . Aposentou-se em junho de 2012 e passou a atuar como professora visitante no IESP/ UERJ.

Publicado

11/21/2014

Como Citar

Zaluar, A. M. (2014). Dom, poder e violência (a propósito do manifesto convivialista). Cadernos De Estudos Sociais, 29(2), 22–37. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/104

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)