Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Horizontes LatinoAmericanos - Revista de Humanidades e Ciências Sociais do Mercosul Educacional dedica-se a publicar artigos originais, relatos inéditos de pesquisa, resenhas de livros de destaque, entrevistas a personalidades do mundo acadêmico-científico-cultural e, eventualmente, documentos especiais. Acieta textos escritos em português, espanhol ou inglês.

Sua política editorial é regida por um Conselho Editorial internacional, formado por intelectuais dos países que fazem parte do Mercosul Educacional: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Paraguai, Venezuela, Uruguai.

Sua missão é a difusão do conhecimento gerado nas instituições de ensino e centros de pesquisa dos países da região, nas áreas de humanidades e ciências sociais, dando ênfase à originalidade e inovação nos conceitos e nas propostas.  

Tem como objetivos:

  • explorar as fronteiras disciplinares na produção de conhecimentos que expressem a originalidade e a pluralidade de pensamento, dos modos de vida e visões de mundo dos povos latino-americanos;  
  • compartilhar e debater experiências relacionadas às políticas de educação; cultura; direitos humanos e cidadania; sustentabilidade socioambiental e outras temáticas afins com as áreas de conhecimento da revista.

A revista é dividida em seções, podendo, eventualmente,  publicar volumes que não apresentem todas as sessões. A seção Dossiê, carro-chefe da publicação, publica artigos cujos temas foram determinados pelo Conselho Editorial e os autores são por ele designados. A seção Entrevistas publica transcrições de entrevistas  de intelectuais com trajetória profissional reconhecida nas áreas relacionadas à temática do Dossiê e, por isto, segue os mesmos procedimentos de submissão. Já a seção Textos - que publica artigos acadêmicos - e a seção Letras - que publica resenhas de volumes recentemente publicados - caracterizam-se por serem abertas à submissão espontânea dos autores, dentro das áreas de interesse da revista, passando pelo processo de avaliação por pares. A seção Documentos publica documentos de valor histórico, antigos e recentes, considerados relevantes para as sociedades latino-americanas em seu processo de integração regional.

Todos os textos devem estar relacionados às Humanidades, Ciências Sociais e à Educação, e também devem ser inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês, seguindo rigorosamente as normas de publicação (consulte a seção Submissões).

 

Políticas de Seção

EXPEDIENTE

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

A sessão Dossiê publica artigos cujos temas foram escolhidos pelo Conselho Editorial e os autores são por ele designados.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTAS

Em cada edição serão entrevistados intelectuais com trajetória profissional  reconhecida no mundo acadêmico-científico e cultural, na área relacionada à temática do Dossiê sendo, por isto, direcionada a convidados dos editores.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

TEXTOS

Publica artigos acadêmicos originais enviados espontaneamente pelos autores, sendo submetidos à avaliação por pares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

LETRAS

A seção LETRAS publica resenhas de volumes recentemente editados, ou clássicos, dentro das áreas de interesse da revista, sendo submetidas à avaliação por pares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOCUMENTOS

A seção publica documentos de valor histórico, antigos e recentes, ou considerados relevantes para as sociedades latino-americanas em seu processo de integração regional.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc, preservando-se o anonimato dos autores. Todo o processo de comunicação entre editores, pareceristas e autores ocorre de forma eletrônica. O parecer é registrado no sistema, podendo o texto ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro consultor. 

 

Periodicidade

Periodicidade Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...